11 de outubro de 2013

Dizem por aí que a malta se divide pelo local onde escolhe sentar para comer... (post altamente inspirado na Gralha)

Pois eu cá discordo! Eu não disse que era do contra?!
Não vejo onde esteja a divisão... 
Até pode muito bem ser que se deva ao facto de me sentir um híbrido nesta matéria.
Senão vejamos:

Na casa dos meus pais, era na cozinha que todas as refeições era feitas. Sem excepção! As únicas alturas em que se almoçava ou jantava na sala, era porque eram dias especiais e recebíamos a visita de familiares ou amigos. Então na casa dos meus avós, a sala (mais conhecida como "a casa de fora") só servia de salão de refeições também em ocasiões especiais (leia-se no verão quando todos vinham de férias, fazer visita!) e por alturas das matanças de porco, em que a mesa da sala era um buffet rústico de fazer inveja a muita casa fidalga!

Eu cresci a tomar refeições na cozinha, sítio amplo por sinal. Dava particular jeito poder depositar o prato da sopa acabada de engolir directamente no lava-louças, ficando de imediato a mesa desimpedida de pratame sujo. Meter a mão no frigorífico para tirar qualquer item que caíra no esquecimento era fácil e podia fazer-se sem levantar o real traseiro da cadeira!

Quando procurei casa para mim, inconscientemente risquei da lista de possibilidades todos os apartamentos que vi cuja cozinha fosse um verdadeiro corredor ou mais parecido com um espaço de arrumos. Porque mesmo que eu só tenha adquirido a mesa da cozinha quase decorridos 4 anos de vida em comum, não se metia na minha moleira que na minha cozinha não houvesse espaço para me sentar a comer.

O facto é que nesses 4 anos de vida de casal,  tomar todas as refeições na mesa de jantar da sala tornou-se regra. Com a televisão ligada... situação que nos encontramos actualmente a corrigir condignamente! 

Assim que tive mesa na cozinha, os meus pequenos almoços de fim de semana passaram a ser feitos ali. Coincidência ou não, saboreio melhor o croissant e o café sentada à mesa de cozinha do que na sala... até o meu filho parece preferir este espaço para comer nas manhãs de sábado e domingo.

Por estes dias, depois da experiência de férias, a jantar na mesa da cozinha da casa de campo, o marido habituado a comer na sala entendeu que era boa ideia passarmos a fazer as refeições ora na sala ora na cozinha, conforme o feeling do momento, mas finalmente confessou que se sente mais "aconchegado" na cozinha!

Por estas e por outras é que eu digo que sou um híbrido...

3 comentários:

Carla disse...

Tambem prefiro na cozinha, mais prático. E está tudo á mao :-) x

gralha disse...

Um dia que eu tenha uma cozinha com mesa, sem ser gelada no Inverno e com muita luz natural, talvez me possas conquistar para a legião dos híbridos.

Tanita disse...

Nós não temos mesa de jantar, nas sala. Mas tenho uma enorme na cozinha :)