7 de junho de 2009

As eleições europeias

As eleições europeias estão aí à porta!...
E até agora não posso dizer que tenha conseguido descortinar em que partido devo votar.
É que eu faço questão de ir votar, é um direito meu, como cidadã nacional! Nunca deixei de votar desde que sou elegível para tal, só falhei uma vez, e foi porque me abalei de Coimbra a Portimão de propósito para votar num referendo e o autocarro atrasou-se de uma tal maneira que eu cheguei à mesa de voto passavam 10 minutos da hora e não me deixaram votar, porque as urnas já estavam fechadas.
Portanto, se fiz esse esforço de percorrer 500 km para dizer da minha justiça, desta vez não será diferente!
No entanto, tenho acompanhado a campanha com alguma (relativa) atenção, mas confesso que se já achava que isto ia mal, politicamente falando, quanto mais assisto ao relato da campanha para as europeias mais me convenço disso!
Não posso dizer que os vários candidatos tenham apresentado um programa ou uma lista de «afazeres» quando ganharem o lugarinho de eurodeputado. Aquilo a que se assiste diariamente são candidatos a se atirarem às goelas uns dos outros, numa troca de galhardetes às incapacidades individuais do seu adversário e não passa dali.
Ora eu, enquanto cidadã votante, não quero saber se o Rangel é mais isto ou mais aquilo, se o Vital é mais aqueloutro, se o Nuno Melo fez ou deixou de fazer, se a Ilda é assim ou assada... e por aí fora!
E ainda fico mais desaustinada quando vejo misturarem alhos com bugalhos! Fico passada com os argumentos dos partidos que apelam ao voto no seu partido, como forma de mostrar cartões de diversas cores ao governo Sócrates! Eu também não me sinto satisfeita com a governação do Zézinho, mas daí a votar no PSD, CDU ou CDS-PP ou outro qualquer só para mostrar a minha insatisfação e assim «castigar o governo» é uma perfeita parvoíce... para isso teremos as legislativas.
Acho que quando for votar, devo colocar o meu voto no partido que eu considere mais “apto” para me representar no fórum europeu, não porque o partido actualmente no poder se portou mal e eu para o lixar, não voto nele...
Por isso, é que ainda estou a tentar descobrir em quem hei-de votar, porque até agora nenhum dos candidatos me apresentou argumentos válidos, que me convençam a dar-lhe voto!

Sem comentários: