10 de março de 2016

No poupar é o que está o ganho!

Desde que os bancos começaram a cobrar valores exorbitantes numa base mensal de despesas de manutenção de conta, de forma a compensar as perdas que têm tido por causa das taxas de juros registarem mínimos históricos, que comecei a ficar cada vez mais incomodada com a forma como definiram as coisas...

Obrigam a que cumpramos determinados critérios, seja ele ter ordenados domiciliados, cartões de crédito que até nem precisamos e/ou usamos, ou definir valores mínimos de investimento em poupanças.

Ao mínimo deslize, pumbas, cobram a comissão!

N ano passado, vi-me confrontada com a cobrança de uma comissão porque a minha poupança tinha chegado ao prazo final e durante aquele mês, o mínimo não esteve investido durante 3 dias daquele mês. Sim, 3 dias!

Reclamei com o banco, e ainda tive que levar um sermão da gerente da agência de que eu só via os pontos negativos do banco e nunca os positivos. Se eu fosse listar todas as chatices que tive com aquele banco, iam perceber essa minha "tendência"... a coisa acabou por se resolver, mas foi preciso eu submeter uma reclamação junto do Banco de Portugal, para me devolverem o valor cobrado, não sem antes me terem enviado uma carta fofinha a dizer que sim senhor, devolviam a comissão cobrada, mas que era uma espécie de "benesse" que me concediam apenas uma vez e que não esperasse que voltasse a suceder, acaso reclamasse.

Na altura, equacionei seriamente simplesmente encerrar a conta e ir pregar para "outra freguesia", porque não sou apologista de manter serviços com empresas que me prestam um mau serviço... mas como a coisa se resolveu, decidi dar o "benefício da dúvida"... e mantive a conta aberta.

Ontem descubro que apesar de ter o dinheiro investido (e que rende valores absolutamente ridículos de juros, se compararmos ao que eles cobram de comissões de manutenção de conta), fizeram a cobrança.
Liguei para o banco para averiguar o que se poderia ter passado.

No meio da conversa, ouço esta tirada, que foi dita em tom de brincadeira e só pode ser mesmo encarada como piada:

- Então, você se investir um mínimo de 5 mil euros, poupa 60€ por ano em comissões de manutenção!

Ou seja, se eu não quiser pagar ao banco para ter lá o meu dinheiro investido e receber juros de miséria, enquanto eles o investem e ganham dividendos chorudos, tenho que de repente enriquecer! Para poupar dinheiro!

1 comentário:

Paula disse...

Essas atitudes e a instabilidade do sector financeiro juntas, qualquer dia é melhor por o dinheiro debaixo do colchão!