23 de junho de 2015

Maternas saudades

Há vinte anos que partiste. Duas décadas.

Dizem que o tempo tudo apaga e que ajuda a esbater a dor da ausência.

Mas enganam-se.

Porque a saudade de ti aumenta a cada dia que os meus filhos, os teus netos, crescem diante dos meus olhos.

Aumenta na exacta proporção do meu desejo de que estivesses ali para fazeres o papel tão natural de avó babada e serena, que deixaria marcas profundas nos meus filhos, se tivessem o privilégio de te conhecer.

Aumenta na proporção em que a minha curiosidade aumenta sobre os tempos em que fui bebé e queria que aqui estivesses para me elucidar.

Não esqueci o toque da tua pele, as rugas do teu rosto, o formato dos teus lábios, o esverdeado dos teus olhos, o formato das tuas mãos, dos teus dedos e das tuas unhas, nem a pele lisa e branca da tua barriga redondinha, à qual eu me encostava e encaixava perfeitamente no teu colo.

Não esqueci da tua alegria natural e vontade de estar sempre a cantarolar, da tua voz branda e paciente. Não esqueci da tua inteligência e generosidade espontânea para com os demais.

Não esqueci das lágrimas que derramaste quase às escondidas e da tristeza que sentiste quando percebeste que não ias estar presente na minha vida adulta.

Não esqueci da tua capacidade amar sem limites, de me amar, a mim e ao pai.
Foi com o teu exemplo de amor de mãe que me fiz mãe, e que aprendi a amar os meus filhos. Percebi que só podia ser assim.

Não esqueci da tua capacidade de me "dar asas" para fazer as minhas próprias escolhas, cometendo os meus erros, mesmo quando não compreendias ou não concordavas, para que eu aprendesse a decidir por mim mesma, e sabendo aceitar as consequências que daí adviessem.

Nunca me esquecerei de nada em ti.
Esta saudade nunca se vai desvanecer, nem esbater, nem apagar-se.
Esta saudade é o que preenche o espaço vazio que o teu corpo deixou.

2 comentários:

Isilda disse...

Também eu lamento que a tua mãe não tenha tido tempo para conhecer melhor o ser lindo que gerou.
Beijinho

Joana disse...

Um grande beijinho.