4 de fevereiro de 2014

Semanário de gravidez #3

A barriga parece ter dado um pulo enorme nesta última semana. 
A tal ponto que um par de calças de grávida já me vai apertando e como tal tem que ser encostado.

Lá dentro sinto cada vez mais e melhor o meu menino a remexer-se. Curiosamente parece-me que ele tem uns horários estranhos, ou então sou mesmo eu que sou uma distraída... mas a sensação de sentir algo mexer-se dentro de nós é daquelas coisas fantásticas e da qual tinha mais saudades neste estado de graça!

A azia não me larga e o meu estômago parece estar a ficar cada vez mais embrulhado. Tendo em conta que ele nunca mais foi o mesmo desde que estive grávida do Falipe, temo que o meu pobre estômago fique irremediavelmente em estado de "fogo-vivo"...

Entretanto, já comecei a ter pequenos surtos de irritação súbita.. que tanto têm de irritação como de passageiro... principalmente com todos os buracos e mais alguns que todas as estradas da minha terra têm... a minha bexiga cada vez mais sensível não se compadece com tanto buraco no asfalto, com tanta lomba de empedrado e com tanto declive e abatimento do pavimento... e praguejo! Praguejo todos os dias contra as edilidades do concelho por deixarem estar as estradas nesta miséria... depois passa-me!

Os comentários e o escrutínio ao que como e bebo também já começaram... "ah não devias beber nem um café por dia... que dá dependência no bebé!", "vais comer arroz doce?! olha a diabetes gestacional...", "se calhar não devias comer essa salada de alface... olha a toxoplasmose...!"
Por enquanto, limito-me a sorrir meio cinicamente e a revirar um poucos olhos... já que nunca fui de dar ouvidos a vozes alheias... no futuro, logo se vê, se não me torno cáustica nas respostas...

Tentar comprar roupa de grávida parece ser outra aventura... a maior parte das lojas simplesmente não têm! Pergunto-me se a baixa na natalidade fez com que o desinvestimento no vestuário de grávida fosse assim tão grande... e depois questiono-me: será que as grávidas não precisam de roupa para vestir além de fatos de treino?

Outra coisa que me incomoda... a desproporção nas secções de roupa de bebé, entre menino e menina... eu sei que não vou precisar de investir muito neste departamento... mas é um facto que o meu bebé vai nascer no verão e como tal precisa de roupas frescas e o Falipe nasceu em pleno inverno... É estranho constatar que em qualquer loja, a secção de meninas ocupa 3/4 do espaço por oposição ao 1/4 da secção de meninos... irra!

Entretanto, o Falipe já parece estar mais entusiasmado com a ideia de ter um irmão. Já faz cócegas na minha barriga e pergunta-me se o mano sentiu. Comprámos o berço e ele disse-me em segredo:

- Mãe, olha uma coisa, podemos pôr a cama do mano no meu quarto. Mas do outro lado da minha cama e depois do tapete das letras, sim?!

O nome também já foi escolhido e sem grande debate. Quando dissemos ao Falipe, a resposta foi:

- Não pode ser! Já há um Ricardo na escola do infantário! (onde ele já não anda há um ano...)

8 comentários:

Meu Velho Baú disse...

Que bela descrição de uma grávida assumida de Felicidade.
Ricardo um nome bonito, tenho um na familia (genro)
Naná sobre a comida, deve comer o que lhe dá prazer.
Continuação de tudo a correr bem
:)

Anónimo disse...

esses incómodos é que estragam um bocadinho esse estado de espírito. bolachas de água e sal, resolverão? o Falipe é que deve andar radiante... beijinhos

Paula disse...

Eu bebi muito café e o meu J. ainda não me pediu nenhuma bica ihihihih

Enviei aquilo na 2ª feira, finally!

Beijocas xx

Magda disse...

OH! a minha grande paixão dos tempos de escola chamava-se Ricardo... o que me foste fazer lembrar.
Eu ando com o problema ao contrário, uma amiga emprestou-me montesssssss de roupa de grávida, mas cm não engordei nada está-me tudo o boiar e as minha já não me servem na barriga há muito. Quanto às roupas menino/menina, pois sabes cm é! As mamãs dos meninos andam smp indignadas mas as meninas são mm bonequinhas para enfeitarmos e vai isto e aquilo... pergunta a qualquer mamã de menina o orçamento para a roupa e acessórios da criança e dps a uma mamã de menino e logo vês. LOL menos a mim claro, já sabes q não preciso de me perder em lojas!
Beijinhos

Maria Duarte disse...

Nos poucos enjoos que tive, mascar uma pastilha ajudou.

Roupa de bebé menino não é tão apelativa ao olho como a de menina... não há lacinhos, nem vestidinhos, nem ...

mas se reparares bem, na de bebé menino "perdes-te" menos.

Paula disse...

Ah e para a azia tenho uma dica dada pela homeopata: compras um pacote de flocos de aveia. Colocas uma colher de sopa daquilo na boca, deixas amolecer para ficar uma bolinha e engoles... é estranho mas não sabe mal e resolve o problema... x

dona da mota disse...

O nome do meu pai, giro! Se tivesse tido 2 rapazes gémeos, ou se ainda vier a ter, ahahahaah, seriam Ricardo e Joaquim, nome dos avós!
Sobre a azia, eu só tive realmente nos 27 meses de grávida, não antes, não depois. Era realmente horrível, mastigava batata crua, ficava com aquele sumo na boca, cuspia a batata e engolia o sumo e realmente ajudava bastante... e é natural!
Em relação à irritação, eu nestes dias nem preciso estar grávida, o que é chato pois não tenho desculpa e tu tens, ahahahahah!
BEIJOS!

A Vida no Paraíso disse...

Olá Naná!!
Costumo passar pelo seu blogue com frequência mas só agora me apercebi do seu estado de graça!!
Muitos Parabéns, desejo uma gravidez tranquila e que corra tudo muito bem consigo e com o Ricardo!!
Não sei se onde mora existe alguma loja H&M têm uma secção de pré-mamã muito boa e acessível. Existe sempre a hipótese de comprar online, eu já comprei algumas coisas no site da Prenatal e fiquei fã.
Beijinhos do Paraíso "-"