10 de abril de 2012

MAC

tirada da net

Nunca lá entrei, apesar de já ter estado à entrada.
Não me posso pronunciar sobre a qualidade dos seus serviços, apesar de muito já ter ouvido e lido em elogios às equipas que lá trabalham, da sua dedicação, carinho e profissionalismo com que tratam quem ali chega para ser mãe.
Mas quando ouço e leio que a Maternidade Alfredo da Costa vai fechar ainda nesta legislatura, é caso para ficar com os pêlos eriçados e a demonstrar uns laivos de quem vai começar a espumar da boca a qualquer momento.
Além de achar que é um erro crasso (mais um deste nosso executivo), encaro esta medida como uma mensagem clara às mulheres e famílias deste país: não há qualquer fomento ou incentivo à natalidade, apesar das pseudo preocupações da nossa classe política sobre o envelhecimento da nossa população e de como isso põe em causa a sustentabilidade económica da Segurança Social.

Entristece-me saber que o executivo tenha optado mais uma vez pela saída mais fácil, que é encerrar uma instituição que tem sido a escola de tantos profissionais na área da ginecologia/obstetrícia... que é um marco no que à neo-natologia diz respeito.

Gostava que se gerasse um movimento neste país que fizesse ver a esta classe política surda e curta de vistas, que a Maternidade Alfredo da Costa deve ser preservada, mesmo que reorganizada, reformulada ou reorientada num sentido de apazigue as ambições da Troika.

Mas cada vez mais me convenço e esta notícia contribui largamente para sedimentar esta minha convicção, de que este país não é para novos e nem para velhos (matéria para falar outro dia)... 
Mas principalmente estou convicta que ter filhos é só para quem quer e pode - e não, não me estou a referir ao aspecto fisiológico da coisa...



6 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Eu só tenho bem a falar da MAC.

Já lá entrei muitas vezes e lamento imenso saber que não o poderei fazer no futuro porque alguém se lembrou que seria bom para o país fechar um dos melhores sitios, com excelentes profissionais e mais bem equipados que temos.

Posso estar errada, e no futuro o saberemos... mas cheira-me que por trás de tudo isto tb existe interesses imobiliários!

O Alfredo deve estar a espernear no caixão... Com sorte quando a MAC fechar ainda vai puxar o pé durante a noite a muita gente!!

Tanita disse...

Fiquei arrepiada com este teu post. Disseste tudo o que não consegui dizer no meu, pois a minha indignação é imensa! o meu pai nasceu lá, eu nasci lá...
Concordo com as Gaspas, acho que há certamente interesses imobiliários, afinal a MAC está num local optimo! pena que o dinheiro fale mais alto que a saúde, que o bem que por lá se faz, pelo apoio que dão a milhentas grávidas, pelo banco de leite que funciona na perfeição! onde, mas onde vai este país parar? valores esses, já não tem. O sr. PM devia ser preso só por esta decisão.

flor disse...

Eu gostava mesmo é que se gerasse um movimento neste País de pessoas mais iluminadas que não votassem sempre nos mesmos que estão a levar o País à bancarrota. A mim não me espanta este tipo de atitudes, porque eles precisam continuar a encher-se e encher os seus familiares e amigos. Este País sairia fácilmente da crise, sem ser necessário cortar naquilo que em teoria os nossos impostos serviam para pagar. A obrigação do estado seria essa. Mas esta trapalhada toda, estes buracos financeiros, esta divida monstruosa que até agora desconheciamos existir, devia ser paga pelos verdadeiros responsaveis. EStão a destruir o País aos poucos e acho que ainda ninguém percebeu. Com todas estas medidas, não me admiro nada que a natalidade diminua cada vez mais. Mas eles estão-se a borrifar, porque as reformas deles e os tachos deles estão garantidos. Até os imigrantes se piram deste País.

Unknown disse...

Estou nesse movimento em espero que haja manisfestações conta o encerramento.
Eu coheço muito bem cada cantinho daquela casa, durante 3 anos era uma visita bem regular, desde a Infertilidade ate ao nascimento do meu filho e tenho o praqzer de dizer que ele nasceu lá, sempre apanhei boas equipas e nada tenho a apontar ao seu trabalho e ainda há 1 mês e meio voltei novamente a MAC, agora noutra especialidade e espero que continue por lá.
É uma tristeza encerrar um hospital daquele dimensão e com tantas especialidade e muitas só eles tem.

Bjstos
Adorei cada palavra tua.

Meu Velho Baú disse...

È sem dúvida uma referência como Instituição para a Cidade de Lisboa e para milhares de pessoas que lá nasceram .
Tenho uma filha que já lá trabalhou e só tem a dizer bem.
Mesmo tendo criado outros hospitais , tais como S.Francisco Xavier e Stª Maria bem apetrechados e com as mesmas funções, penso que não é motivo para a MAC fechar, leva-me sim a pensar ( infelizmente ) que haverá outros motivos por detrás disto tudo).
Njs ((....

mfc disse...

Assim aumentam a cota das privadas na valência de obstetrícia!!
É como que uma privatização encapotada!!
Estes tipos são miseráveis.