20 de janeiro de 2012

Conselhos de algibeira

tirada da net
A propósito do meu post de ontem, onde ilustrava a característica fundamental da minha família materna: todos baixinhos e com alturas inferiores a 1,60m... lembrei-me de deixar aqui um conselho de algibeira aos senhores arquitectos, engenheiros e projectistas de casas de família.
Quando definirem a que altura ficam os armários de cozinha, não vejam a coisa só pelo vosso prisma, sim?! 
Lembrem-se que existem pessoas de natureza "roda baixa" e que querem usar os seus armários de cozinha com algum conforto e à vontade, em vez de terem que recorrer a um escadote sempre que querem chegar ao açucareiro ou à garrafa de azeite!
Como acontece comigo, por exemplo!
É com dificuldade que chego à primeira prateleira dos armários da minha cozinha, algumas vezes tenho mesmo que me armar em "bailarina em pontas" para chegar ao fundo do armário. Já a segunda prateleira fico no cume da montanha para mim e sem recorrer a um escadote, nada feito... como sou uma tremenda preguiçosa, acabo por chamar pelo G. aflita e pedir-lhe que me chegue aquele frasco... (que já são os que uso menos, porque nem sempre ele está por perto).
Invariavelmente, ouço o comentário do G.: é mesmo meia-leca!
Comentário que remato sempre com resposta pronta na ponta da língua: "quem te manda arranjares uma minorca?"
Por isso, meus senhores, revejam as vossas medidas padrão porque elas estão desfasadas da realidade e a maioria das mulheres que realmente dá uso às cozinhas não são nenhumas top models, ok?!

Ressalva: por causa disto, quando encomendei a cozinha para o apartamento do meu pai, exigi que os armários ficassem à altura de 1,60m!

11 comentários:

Sophie Eu disse...

Eh eh eh!!!
Então e eu?
Quando ando de saltos em casa e uso o lava-loiças parece que estou a brincar numa casinha de bonecas...
Por favor, Naná, não lhes peças para porem tudo mais pequenino, o meu metro e oitenta seria abalado por terríveis dores de costas...
Beijinhos

Sky disse...

Eu lá para casa.... para resolver esse problema... comprei um banquinho para chegarem às prateleiras de cima :P hahaha

Especialmente Gaspas disse...

Pois qd se manda fazer é tudo mais fácil... o pior mesmo são os pré-feitos!! :)
Por acaso até sei como ver a altura ideal a que a bancada da cozinha deve ser feita (aplicada ao casal da casa), mas vou ficar calada para não escandalizar ninguém!!!! ... Foi a Mirculina que me ensinou :P hihihi ... Pode ser que um dia ela me deixe fazer um post sobre isso!! :)

Meu Velho Baú disse...

Eu é só de banquinho !....
Mas garanto que chego lá ....
Bjs :)

Turista disse...

Querida Naná, foi boa ideia, colocares os armários da cozinha do teu pai, bem mais abaixo! Eu minorca me confesso! ;)

Tanita disse...

Sim, sim mais pequenino please... é que eu tenho 1,48cm acreditas?
Bom fim-de-semana. Bj**

AvoGi disse...

acho que sim, os armarios devem ser à altura das pessoas por isso as cozinhas podem e devem ser personalizadas. É como o forno , acho que o forno deve ser à altura dos olhos
kis .=)

Magda disse...

mais uma meia-leca aqui! eu tb sou da tribo do banquinho. mas sempre ouvi dizer que os pequeninos chegam a qualquer lugar, os grandes não!!! hehe

mfc disse...

Ora bem... ora aí está um pedido mais que razoável... e bem prático!

cuca disse...

E aquelas que são altas e que mesmo assim não chegam ao cimo dos armários? Como por exemplo eu! Às vezes pergunto-me se é mesmo necessário ir buscar um banquinho para alcançar um produto qualquer que está arrumado no cim o do armário. Por aqui se vê que os armários que tenho na cozinha são de facto... muito altos!!!!!!!!! É verdade... ;)

Nadine Pinto | Fotografia disse...

E mai' nada.
Eu costumo usar um banco para subir a um armário da minha cozinha e eu até meço 1, 75 cm, portanto já podes ver.