13 de setembro de 2011

Puxar a brasa à minha sardinha

Sou algarvia,  das de gema! Gosto da minha região! Adoro-a!
Sou a primeira a criticar as opções construtivas que se tomaram nas últimas décadas, porque considero como tantos, que resultaram em aberrações monumentais de betão armado, que em vez de contribuirem positivamente para esta região que adoro, só serviram para lhe roubar beleza e carisma!
Mas fico irritadíssima (não é só irritada...) quando ouço e leio comentários menos agradáveis à região que me viu nascer, mas depois vêm cá todos parar no Verão! Todos vêm cá estender o corpinho ao sol, muitos deles armados em carapaus de corrida, como se fossem lordes, mas que mais não são do que "turistas de pé descalço", como lhes chamamos carinhosamente por estas bandas...
Eu quando não gosto de uma cidade ou de uma região, não mais lá volto! Garantidamente!! E só falo mal depois de ter visitado e ter conhecido, nunca antes!
Nunca mais me hei-de esquecer dum colega de trabalho, que tendo sido destacado para vir para cá trabalhar, com promessas de aumentos no vencimento e regalias e mais não sei quê, quando viu que não passavam disso mesmo e depois de ter ficado em residência paga pela empresa numa terreola que eu desgosto particularmente, decidiu virar a sua fúria e descontentamento com toda a região em geral e com os algarvios em particular! Apenas o ouvia vocifrar comentários pejorativos e carregados de desgosto por esta terra e pelos seus "nativos"... Na minha opinião, apenas porque lidou mal com o engano praticado pela empresa e com o distanciamento da família que isso lhe causou!
Sempre que lhe ouvia os comentários, optava por ignorar, porque o rapaz recusava sequer tentar aproveitar as coisas boas que esta região vai oferecendo e porque lhe dava o devido desconto por saber que estava aborrecido com toda a situação.
Agora imaginem o meu espanto, quando em Agosto seguinte, o dito rapaz entra de férias e opta por passá-las todas (os 15 dias) com a esposa onde????!!! Neste Algarve horrivel e medonho, como ele próprio caracterizava dia após dia, em resmungos incessantes!

Tenham dó! Quem não gosta disto e fala mal, faça o favor de ir passar férias para outro destino!

4 comentários:

Ana Burmester Baptista disse...

Ahahahaha!!!!! É uma atitude tão portuguesa!

luisa disse...

Bem sabemos que "quem desdenha quer comprar" :)

Ana disse...

Concordo com a Milk Woman e com a Luisa.
E mais, não vou de férias ao Algarve desde 2009, e parece que nem tive férias nos últimos dois anos. Para quem adora o mar, não há melhor em Portugal. Mas também adoro a costa Alentejana.
Beijinhos

Naná disse...

Milk Woman, completamente! E o dito colega, depois das férias continuou a maldizer o Algarve, acreditas?!

Luísa, pois é! Mas que me irrita, lá isso irrita! sejam coerentes!

Ana (A mamã é só minha), e olha que o Algarve não é só mar... E sim, eu também adoro a Costa Alentejana, toda ela!