12 de setembro de 2011

Com um dia de atraso...

Não podia deixar de assinalar o 11 de Setembro, dia em que o mundo parou em estado de choque perante os ataques às Torres Gémeas do World Trade Center!
Para mim foi um dia completamente assustador...
Não mais me esquecerei que estando desempregada, estava em casa, sentada na sala, ao portátil (a consultar ofertas de emprego) enquanto ouvia o jornalista dizer que numa notícia de última hora, havia um incêndio de grandes proporções numa das torres do WTC e do qual ainda não se sabia a origem... 
Quando nesse preciso momento, se vê na imagem o avião a ir direitinho à torre e eu naquele reflexo instântaneo:
"- Ai, ai... aquilo vai baterrrrrrrrr........" e já tinha embatido! 
E eu fiquei congelada durante 30 segundos, ainda a tentar assimilar o que acabara de ver, em directo!
Não consegui articular palavras nem pensamentos por minutos e não mais me desgrudei da televisão!
Senti o pânico arrepiar-me todos os pêlos que tenho no corpo e sofri ao ver as pessoas acenarem os lenços, a pedir auxílio, e posteriormente a atirarem-se das janelas em total desespero!
E o meu estado de choque aumentava, como aumentava a tragédia. E eu continuava sem poder articular palavras!
Eu e o G. passámos boa parte da tarde ao telemóvel...
Lembro-me de dizer-lhe: "aquelas torres vão acabar por cair... já pensaste?!" e ele respondeu-me que isso não aconteceria certamente, porque eram feitas de betão XPTO que aguenta altas temperaturas e ainda ele não tinha acabado de dizer a frase toda, quando a primeira torre cai qual castelo de castelo de cartas! E eu só o ouvia exclamar, do outro lado da linha: "não acredito!!!"
Continuei a ver os rostos chorosos de quem perdeu amigos e família,  de quem não sabia se os tinha perdido. Ouvi os relatos de quem ainda tentou despedir-se dos seus mais queridos e chorei também, sozinha, sentada na minha sala, enquanto via tudo aquilo e continuava a tentar entender... sem conseguir!
Naquele dia, o mundo mudou! Todos nós, que vivemos em maior ou menor grau, aquilo que ali se passou, mudámos!
O mundo ficou diferente... e eu também um bocadinho!

2 comentários:

mfc disse...

Mais um dia em que a Humanidade foi negada.
Mas também é bom lembrar que em 1973, no Chile e no mesmo dia, Salvador Allende foi assassinado às ordens dos Americanos tendo começado para este povo martirizado um "11 de Setembro" que matou centenas de milhares de pessoas...

Naná disse...

Mfc, muito obrigada por me recordares esse acontecimento, já que o Chile é um dos países que mais gostaria de visitar e que sempre me despertou a atenção!