29 de setembro de 2011

Abêcêdê

tirada da net

O F. desde cedo começou a captar as letras do abecedário. Quando digo cedo, para mim pode ter sido cedo - por voltas dos 2 anos e poucos meses - mas pode até ser perfeitamente normal, não sei! Sou mãe de primeira leva, por isso para mim é tudo novidade e é tudo uma conquista!
Tem muito mais facilidade para decorar e reconhecer as letras do que os números, que também já conhece, mas que aldraba na ordem: dôis, tés, quato, cinque, séiz, oito, nove, sét, dez! E remata sempre no fim com um ehhhhhh!
Calculo que para este "conhecimento" tenha em muito contribuído o facto de um dos brinquedos que comprei para pôr no quarto dele ter sido um tapete grande de quadrados, tipo puzzle colorido com as letras todas. E ele começou a achar piada a retirar uma letra e nós dizermos-lhe que letra era e que som fazia.
Outra coisa que deve ter ajudado é o facto de ele ser viciado nos desenhos animados do Super Why, que eu também gosto, por achar os bonecos giros e serem altamente educativos, talvez um pouco avançados demais para os 2 anos e 9 meses dele, porque se lêem histórias em inglês que depois traduzem para português.
Calculo que já estão aí a imaginar que ele sabe as letras todas de cor e de seguidinha...
Nada disso!!!
A primeira letra que ele aprendeu foi o L e passou a reconhecê-la em quase todo o lado, principalmente num placard enorme duma empresa que fica próxima de nossa casa, que no fim do nome exibia Lda.
Depois aprendeu o T, que ele idolatra por alguma razão que desconheço... mas inicialmente dizia que era um Bê...e eu tinha que estar sempre a corrigir.
Depois aprendeu logo à primeira quando lhe ensinámos o I e nunca mais se esqueceu!
Em seguida foi o J, que ele começou por dizer bem "jota", mas agora pronuncia "joca".
E o H, que ele pronuncia na perfeição "hagá"!!
Também reconhece o E em qualquer lado.
E foi aprendendo umas atrás das outras, se bem que há algumas que ele tem mais dificuldade em fixar...
Mas esta manhã, eu e o G. ficámos com um sorriso de orelha a orelha, em que as bochechas pareciam ter ficado pregadas, ao vê-lo passar dum quadrado do puzzle para o seguinte à medida que ia dizendo qual era a letra que ali estava!
E então era assim, andava à volta do quadrado no "circulo exterior" (convém explicar que quando construí o puzzle troquei as letras todas e estão ao calhas): kápa, ó, bê, Y (que ele ainda não diz, fica parado à espera que lhe digamos como se chama...) éfe, à, éle, éne, W (que ele ainda não consegue dizer...) xinês (o X, que não sei onde foi buscar a ideia do chinês...), zê, éne (troca o M e diz que é éne), iiiH... E depois voltava ao princípio e repetia tudo de novo!
É impossível não ficar babada por ver que o meu filho, com tão poucos anos, já consegue reconhecer uma série de letras do alfabeto e acho que é benéfico que ele as vá aprendendo sem ser através da ladainha do alfabeto, como aprendemos na escola: A, B, C, D, E, F, G.... e por aí fora!

6 comentários:

Só Sedas disse...

EU ahco muito bem e sim, acho que é cedo por isso tens todo o direito a ficar babada... a estimulação precoce divertida é das melhores ferramentas que podemos dar as criançs (acho, que não sou mãe de nenhuma leva mas fui irmã muito dedicada). parabéns ao teu pitufo!

Beijinho

Paula disse...

É só baba sim, mas temos todo o direito a isso :)

A minha cada vez que vê um sinal de trânsito de Parque grita: Olha mamã, um P de Paula...

Faz-lhes bem, não necessariamente por serem as letras, mas porque é importante terem sempre desafios e aprender coisas novas.

Bjs xx

Turista disse...

Querida Naná, é sempre bom estimular as crianças que têm necessidade de aprender sempre mais. Parabéns. :)

Magda disse...

babada mas no teu direito.. realmente é cedo... a ideia de ensinar com brincadeira é smp óptima... a minha só hoje fez 3 mesinhos e eu já lhe vou ditando o a-e-i-o-u porque faz sons e eu respondo-lhe com isto...lol.beijokas

Tanita disse...

Que orgulho! tens de filamr isso para mais tarde recordares. Ele já sabe imensas letras, também não sei se é normal mas eu acho que são muitas, pois ele nem 3 anos tem.
Parabéns ao F.!

Caminhante disse...

Eu acho que tens toda a razão para ficares orgulhosa e "babada" de orrgulho :)
Beijinhos e bom fim-de-semana.