25 de agosto de 2011

Remodelações

Nos tempos de crise que se avizinham, tomei recentemente e finalmente a decisão sobre o que fazer com o apartamento que herdei do meu pai e que se encontra fechado desde que ele partiu.
Durante o primeiro ano, ficava com um nó no pensamento sempre que começava a pensar no destino que lhe deveria dar... isto porque o apartamento se encontra em muito mau estado de conservação (e é um eufemismo...) e não estava em condições de poder arrendar e em caso de venda, iria desvalorizar consideravelmente e fazer com que possíveis compradores quisessem dar um preço de "uva-mijona". 
Contra todos os conselhos do G. e de familiares mais próximos, de quem sempre prezei opiniões, decidi que não me queria desfazer do apartamento porque é património, quer queiramos quer não! E está bem localizado, fica mesmo no centro da cidade, ao lado duma escola secundária, do mercado municipal e do centro de saúde! Mas principalmente, porque sou uma apegada às coisas e uma sentimentalona no que toca a virar as costas ao que os meus pais me deixaram!
Por isso, após um ano de decisão no limbo e de sucessivas procrastinações e adiamentos no que fazer-lhe em definitivo, tomei a decisão: pegar no dinheiro de poupança que o meu pai me deixou e investir na remodelação/recuperação do apartamento, para posterior arrendamento.
Chegou pois o momento de começar a escolher pavimentos, revestimentos, cozinha... decidir se recupero as portas ou se sai mais fácil e barato comprar novas, se parto uma parede, se a mantenho... enfim.
Ontem fomos então pedir preços para os pavimentos e revestimentos... e aquilo foi a loucura. Fomos a uma loja de materiais de construção apenas com a ideia de pedir preços, para comparar com os que já tínhamos visto na LM (Leroy Merlin). 
Só vos digo: a nossa sorte foi que já tínhamos uma ideia feita das cores que queríamos e do efeito que queríamos dar, em termos de combinações de cores do pavimento com o revestimento. 
Porque o atendimento além de muito bom e super personalizado, abriu-nos um leque de escolhas possíveis que a dada altura já tínhamos a cabeça a rodopiar... a senhora que nos atendeu foi de uma simpatia enorme e ia-nos dando combinações e mais combinações, assim à velocidade da luz, até que tivemos que explicar que queríamos cores entre o bege e o castanho-chocolate ou cinzentos claros versus escuros, para combinarmos e fazermos contrastes.
E ainda bem que o G. foi comigo, porque eu indecisa como sou... teria ficado a roer as unhas a tentar optar pela combinação mais gira e possivelmente não seria a solução mais barata, que é o que se pretende, visto que a casa será para arrendar (digam lá o que disserem, nem sempre os inquilinos sabem estimar a propriedade que arrendam...) 
O G. é muito mais "centrado" e racional que eu, e não se dá muito a impulsos. É mais coerente e consistente nas escolhas do que eu... e segue a lógica da relação preço-qualidade, muito mais que eu!
A julgar pela demosntração de materiais de ontem, avizinham-se dias de muita conta e muita escolha entre orçamentos, porque aqui só estou a falar de materiais... ainda falta decidir quem contratar depois de analisar todos os orçamentos para cada uma das especialidades: pedreiro-ladrilhador, canalizador, carpinteiro, serralheiro... 
É nestas alturas que eu adorava ter poderes mágicos e poder estalar os dedos e pimba: tudo renovado em 30 segundos, sem chatices!

6 comentários:

gralha disse...

Ui, não te invejo a trabalheira que para aí vem. Já passei pelo mesmo, com a casa que arrendo em Lisboa, e jurei para nunca mais uma casa que não esteja novinha a estrear. Boa sorte! :)

Caminhante disse...

Naná, acho que fizeste uma excelente opção em remodelar para depois alugares! O trabalho que aí vem avizinha-se difícil mas acho que será compensatório!
Beijinhos

mfc disse...

Vão ser dias de muitas dores de cabeça!!!
Mas o resultado final vai ser óptimo.

Tanita disse...

Querida,
remodelar não é fácil e vai dar-te muita dor de cabeça, mas pensa que vais manter o apartamento que era dos teus pais, que o vais valorizar e que nunca deixará de ser teu. E depois se ficar como novo e bemn decorado tudo será mais fácil. vais ver que recuperas o investimento num instante.
Até lá, se precisares de ajuda para alguma coisa diz.
Bj** e bom fim-de-semana

HORIZONTE disse...

Não a quero desanimar....mas vem aí mais umas dores de cabeça, até ficar tudo como quer ainda vai passar um bocadinho, ou talvez não, pode sêr que tenha sorte e oxalá que sim.
Se os " Queridos mudei a casa " resolvem-se o problema era ótimo, ou era óptimo ( isto do novo acordo ainda mexe comigo )

Naná disse...

Pois pelas dores de cabeça que sei que vou ter... é que gostava de ter um poder mágico! Estava os dedos e está feito ;)

Tanita, gracias! Se precisar de alguma dica, apito!