24 de agosto de 2011

Prioridades

tirada da net

Há dias lia algures um comentário sobre a acessibilidade a pessoas com deficiência. E assolou-me uma tremenda dúvida.
Em qualquer autocarro, há sempre um lugar reservado a pessoas com prioridade, nomeadamente grávidas, portadores de deficiência e idosos.
Imaginem que uma pessoa portadora de deficiência entra num autocarro e no lugar reservado se encontra uma grávida em fim de gestação ou um idoso que tem sérios problemas de mobilidade.
Quem tem prioridade neste caso?! Quem fica com o lugar?!
Também acredito que a probabilidade de uma situação destas acontecer seja algo remota, mas fiquei a matutar na coisa...

13 comentários:

mfc disse...

Bem... nunca tinha pensado no caso!

Alix disse...

também não sei como resolver...

bjs*

cuca disse...

É uma boa questão mas aí já tem que funcionar a regra da boa educação e do bom senso. Quem está sentado noutro lugar, e vendo que os lugares prioritários se encontram todos ocupados, levante-se e ceda o lugar a quem precisa. ;)

cuca disse...

Entretanto lembrei-me de uma situação que se passou comigo qdo estava grávida. Eu e o meu marido fomos jantar a casa de um casal amigo que vive no Bairro Alto. Estávamos em Fevereiro e eu estava grávida de seis meses. Como deves calcular o Bairro Alto é um inferno a nível de estacionamento, por isso, deixámos o carro no parque junto à casa deles. O lugar mesmo junto à saída era lugar prioritário, o meu marido estacionou, eu saí do carro e enquanto ele fazia a manobra o segurança veio ter comigo e advertiu-me para não estacionarmos naquele lugar. "Desculpe, mas eu estou grávida" e , duvidando da minha palavra, o segurança respondeu-me isto a rir-se "Sim, mas repare bem no bonequinho do aviso. São grávidas já em final de gestação. São grávidas de barriga grande." Abri o enorme casaco que tinha vestido mostrei-lhe a minha barriga e disse-lhe "Duvidou da minha palavra mas esta é a minha barriga de seis meses. Que eu saiba, a lei não se refere a grávidas de 9 meses mas sim a todas as grávidas. Por outro lado, o senhor não sabe se eu tenho uma gravidez de risco ao ponto de não poder subir e descer aquela rampa para estacionar lá em baixo. Mas tudo bem!" Mandei o meu marido tirar o carro daquele lugar enquanto o segurança se desfazia em desculpas ao mesmo tempo que nos dizia para deixar ali o carro. "Não! Agora não quero.", respondi-lhe furiosa, virei costas e esperei pelo meu marido que foi estacionar noutro lado cá fora à saída do parque. Depois desta situação, não perdoo quem está em filas e lugares prioritários e não precisa deles.

Naná disse...

Mfc, eu também não até ter lido o comentário de uma pessoa portadora de deficiência exactamente sobre uma situação parecida... no caso, a senhora que estava lá sentada não estaria grávida, mas colocou a questão ao senhor, quando este lhe exigiu que ela cedesse o lugar.

Alix, eu calculo que a forma mais fácil seria uma de bom senso!

Cuca, tens toda a razão... os demais também podem ser cívicos e contribuir para a solução. E sim, acredito plenamente que te tenha sucedido uma situação dessas, porque eu uma vez estava na caixa do Continente prioritária e exibia o meu barrigão (enorme mesmo) de 8 meses e as 5 almas que estavam à minha frente na fila nem se dignaram dar-me a prioridade que impunha aquela caixa. E a operadora viu-me e nem ai nem ui... quando chegou a minha vez, perguntei-lhe delicadamente se na caixa prioritária tinha que exigir a dita prioridade... a tipa teve a lata de me dizer que não me viu!

Tanita disse...

Oh Naná, acho que em muitos casos nem a boa educação prevaleçe. Aconteceu-me tantas vezes quando estava grávida, estar em filas prioritárias e as pessoas olharem-me por cima (não é dificil tu sabes como sou pequena) e a ignorarem a minha barriga. Por norma nunca estaciono em lugares prioritário quando vou com o Manel, tenho aversão e nem sei porquê.
No caso do autocarro, se isso acontecer, espero que alguém que não se encontre em nenhuma dessas situações, ofereça o seu lugar.

Turista disse...

Querida Naná, numa sociedade normal, nem seria necessárias estarem assinaladas, estas prioridades. Na minha juventude levantei-me inúmeras vezes para dar lugar a pessoas que necessitavam mais dele, que eu. Mas agora os valores são outros, verdade?! :P

Alix disse...

hoje vi 2 homens jovens, sozinhos, a saírem dos lugares de estacionamento prioritário, para grávidas, pessoas com crianças ao colo e idosos, fiquei mesmo impressionada com a falta de civismo desta gente!!

Alix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Este tema dá pano para mangas. Concordo com a opinião da Cuca e da Manuela.
Em relação ao relato da Alix e da Cuca, não me espanto nada. Já estive grávida duas vezes, e nunca me deram prioridade em lado nenhum, nem na Segurança social, com um papel fixado na parede sobre a prioridade. Como não tinha coragem de me acusar, como se não se notasse, era como se fosse uma situação normal, esperava pela minha vez, e era atendida.
Costumo de ir ao Pingo doce, e tem três lugares de estacionamento prioritário, agora a surpresa, estõão quase sempre ocupados, por pessoas como eu, sem problemas de locomoção.

Beijinhos

Naná disse...

Manuela, sem dúvida! Se todos praticássemos o civismo e o respeito pelos demais não seria necessário colocar sinais de prioridade... e sim, os valores hoje andam um pouco "subvertidos"... pelo menos pelos meus padrões.

Alix, isso é o prato do dia. Sem qualquer desprimor para quem é deficiente mental, mas eu costumo chamar a essas pessoas que não sabem respeitar os lugares reservados: "deficientes da cabeça"

Ana, também vejo casos desses todos os dias. Eu enquanto estive grávida nem sempre usei da prioridade, em certos dias, sentia que podia perfeitamente esperar a minha vez, mas ficava aborrecida quando tentava usar dela e era mal encarada. A gravidez não é doença nenhuma, mas aos 8 meses a coisa custa e pesa!

Caminhante disse...

Acho que se isso acontecer alguém se levanta para dar o lugar! Eu pelo menos levanto-me logo e nem penso no assunto!
Beijinhos