27 de junho de 2011

Resignação

Detesto que me digam que tenho que ter paciência... e resignar-me!
Fico piursa quando me dizem que tenho que me conformar, porque "as coisas são mesmo assim"...
Nunca fui de me render, de me conformar e de me resignar a coisas que eu acredito que podem ser diferentes, que podemos mudar...
A expressão "a vida é mesmo assim" dá-me a volta ao miolo e ao estômago!
Não sou derrotista e não gosto de me encaixar num determinado formato ou molde, só porque "toda a gente faz o mesmo" ou "o sistema funciona assim"...
Sou incapaz de me tornar em alguém que não quero ser, só porque a "manada" toda caminha nesse sentido... não gosto de me render às evidências de que é melhor fazer como todos praticam, do que querer remar contra a maré!.
Não sou de baixar os braços, sou uma pessoa que arregaça as mangas e procura o que quer! Que não desiste perante as dificuldades, mesmo que às vezes leve uns "socos" pelo caminho que me vão derrubando temporariamente, mas levanto-me sempre e fixo o objectivo e só desisto quando aquele propósito já não me serve ou deixou de me interessar...!
Por querer aquilo que procuro, tenho tido dissabores, desilusões, decepções e muitas contrariedades!
Às vezes, fico verde de raiva e pergunto-me porque raio as coisas que eu quero têm que ser sempre difíceis, "tiradas a ferros"??!!
E se eu detesto ser contrariada?! Mas contrariada ou não, não me conformo, não me rendo!
Talvez por isso, tenha alguma resistência a certas mudanças e leve algum tempo a me adaptar... porque levo tempo a aceitar que há algumas coisas que não posso mudar... pelo menos, não no imediato e instantaneamente... talvez por isso, leve tempo a encaixar-me e a enquadrar certas realidades... 
Mas o facto reside: só depois de ter compreendido e aceitado uma determinada realidade que não me agrada é que consigo vislumbrar um caminho (por vezes demasiado estreito...) para sair dali e ir ao encontro do que procuro, sem que para isso tenha que sair do meu lugar e deixar de ser quem sou!
Que querem que vos diga... por vezes, tenho a mania de querer ser diferente num mundo de cada vez mais "iguais"... tenho uma certa "parvoíce" de que posso mudar alguma coisa neste mundo!
Afinal das contas, estou e tenho estado sucessivamente em profissões onde para ter sucesso, implica mudar mentalidades...

6 comentários:

Ni! disse...

Olha, a mim apetece-me dizer que sou mais feliz por fazeres parte da minha vida. Excelente texto, consigo rever-me em quase tuda, mas mais importante: consigo rever-te em TUDO!
Beiji grande.

Naná disse...

Ni Maria, eu adoro-te e sou igualmente sortuda por fazeres parte da minha vida!

mfc disse...

Vai por aí!
É esse o caminho.
Gostava de ter essa determinação boa.

Tanita disse...

Eu também sou assim, acho que consigo sempre mais e o que quero. Não baixo os braços e nem me conformo, só porque "tem de ser" detesto esta expressão errrrrrr.
Mudar mentalidades é dificil mas, sabes o que acho? que há mais pessoas que não mudam só para não ficarem mal na foto e depois juntam-se à manada.
Bj**

cuca disse...

Adorei este texto. Faço tuas as minhas palavras. O problema surge em algumas situações em que eu desisto e baixo os braços. Acabou de acontecer há uns minutos atrás... Não sei se acompanhaste aquela situação que eu passei com uma empresa que me ficou a dever o ordenado de Janeiro. Ainda não me pagaram, parece-me que fingem que não sabem de nada mas mesmo assim, em vez de me zangar ou ir ao Tribunal do Trabalho (actualmente, para que é que este tribunal serve?) decidi há uns minutos enviar MAIS um mail amigável perguntando se posso entregar o recibo verde para eles me pagarem. Mais uma paciência minha, mais um contacto amigável da minha parte à espera daquilo que é meu desde Janeiro...

Naná disse...

Mfc, que hei-de fazer se não sei ser de outra forma...?! E não acredito que não tenhas nem que seja um pouco desta determinação!
Tanita, pois... também há desses... que preferem não fazer nada para mudar, mas depois não se opõem quando as mudanças os beneficiam...
Cuca, ai nem sei que te diga... isso e seguradoras automóveis são os meus maiores diabos na cruz! BOA SORTE!!