30 de junho de 2011

Balanços

O meu bom amigo Mfc publicou esta fotografia o mês passado, cuja imagem e texto me ficaram imediatamente no goto! E logo ali decidi que havia de escrever sobre isso...
Revi-me naquelas palavras tão sábia e simplesmente escritas, porque eu sou assim mesmo... volta e meia, começo a pôr tudo em causa, analiso tudo à lupa!
Faço frequentemente balanços daquilo que sou, do que fiz, do como cheguei onde estou e no que me tornei, no que ainda quero fazer, no que em tempos quis fazer e agora parece ter deixado de fazer sentido!
E sempre que olho para trás tento perceber que caminhos percorri ao longo da minha existência e concluo quase invariavelmente que fiz coisas que nunca pensei fazer... que alcancei coisas que nunca acreditaria que ia alcançar se mo tivessem afirmado... 
Nunca tive um plano muito específico de vida, nunca fui de dizer que "eu quero ser isto quando for grande!"... e a Naná que um dia pensou que o seu futuro seria na carreira diplomática, desencantou-se e acabou por descobrir outra vocação, muito mais útil a meu ver e para a qual sei que tenho muito mais perfil. 
Numa altura, custou-me perceber que não iria exercer qualquer profissão directamente relacionada com a licenciatura que tirei na área das Relações Internacionais, e nunca imaginei que viria a aterrar no mundo que são as obras! Mas não me arrependo, porque isso fez de mim uma pessoa muito melhor, mais feliz e mais realizada profissionalmente! Se me perguntarem se eu tornaria a tirar a licenciatura, caso pudesse mudar o meu passado, respondo firmemente que sim! Tiraria sim senhora! Porque os amigos que fiz nesse percurso, as vivências e os conhecimentos que obtive nesse processo valem tanto, mas tanto...!
Quando me ponho a fazer estes balanços de vida, concluo quase sempre que apesar de não estar propriamente onde pensaria que ia estar, não sou menos feliz por isso... Pelo contrário!
E concluo também que tenho poucos arrependimentos... Se dada a oportunidade, obviamente mudaria algumas coisas que fiz no passado, sim! Mas não choro sobre leite derramado e aceito-os como erros que cometi para poder aprender a viver mais feliz...
Acho que o maior arrependimento que sinto nos dias de hoje foi não ter querido aprender a costurar, não ter aceite os inúmeros ensinamentos da minha mãe nessa área... ela bem que se esforçou e sempre me avisou que um dia me arrependeria... e estava certa! (Mas não é nada que não possa reverter e por isso recentemente lancei-me nessa tarefa de aprender as artes da linhas e dos tecidos!)
Depois apercebo-me que já consegui tanto, à custa de muito esforço, sim..- Mas consegui!! 
Às vezes dou por mim a sorrir quando me apercebo que há coisas que sempre desejei ter e fazer e que me aconteceram efectivamente! Podem não ter acontecido pelos meios ou das formas que eu esperava e desejava, mas era aquilo que eu queria!! E só me ocorre aquela expressão inglesa: "good things come to those who wait"...
Portanto, a avaliação final que faço sempre é que vale a pena, tem valido a pena! Tenho lutado muito, mas tenho tanto por que estar grata: tenho um companheiro excelente que amo e me ama, e daí nasceu a pessoa mais bonita que eu conheço e de quem tenho o privilégio de ser mãe e que eu mais amo neste mundo, tenho 1 licenciatura e duas pós-graduações que me abriram portas no mundo laboral e me permitem ter um emprego que gosto e com um rendimento bastante razoável, tenho duas casas "dos meus sonhos", uma família pequena mas linda que me apoia sempre! E uns quantos bons amigos que mesmo geograficamente distantes, estão sempre comigo!
Perdi os meus pais muito cedo, mas fiz tudo por tudo para ultrapassar a dor e seguir em frente. Não me deixei dominar nem definir pelo sofrimento que isso me causou! Hoje vivo com a saudade e a memória deles e é nisso que busco muitas das minhas forças! Assim como no meu filho e no meu amor!
Tenho tanto por que estar grata e tenho projectos para o meu futuro! Há tanta coisa que quero ver, fazer, experimentar... viver!
Por tudo isto, no fim das contas parciais feitas, o balanço é altamente positivo!!

5 comentários:

so sedas disse...

Olá Naná! Vim agradecer-te o comnetário que deixaste no blogue (obrigada pelo carinho) mas acabei por descobrir que passaste pela mesma situação d aminha irmã que estudou o teu curso e também pensou seguir o ramo diplomático. Coisas giras! Agora estás a fazer o que?

Beijinho

Naná disse...

Só Sedas, não tens que agradecer! Compreendo muito bem a fase que estás a passar, porque passei por ela não há assim tanto tempo assim e também fiz o mesmo que tu!
Pois, eu depois de ter percebido que não ia arranjar trabalho com as Relações Internacionais, fiz o curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho e foi nessa área que trabalhei durante 7 anos no ramo da construção civil. E depois fiz uma especialização na área dos Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança e agora estou a gerir o processo de certificação nessas áreas, na empresa onde estou.

mfc disse...

Antes de tudo obrigado por teres gostado da foto e ela te ter sugerido algo!
A vida nem sempre é aquilo que gostaríamos que fosse. Há muita gente que não faz o que gosta , mas que gosta do que faz!
E este parece o teu caso, reconciliada com avida que tens!
Um beijo grande por essa serenidade!
Ahhh... e os arrependimentos não servem de nada!

Naná disse...

Mfc... no meu caso o arrependimento teve serventia! Fez-me querer arrepiar caminho e aprender!

Bella disse...

Bonito texto. É bom parar de vez em quando para fazer um balanço da vida, aprendemos sempre qualquer coisa.
Bjs