11 de abril de 2011

Bichinhos sociais

tirada da net

Nós humanos, somos seres sociais: precisamos de conviver, de estarmos reunidos, em conjunto.
Precisamos sentir-nos rodeados de similares, gostamos de ter um sentido de pertença a um grupo.
Mas principalmente gostamos de gostar de alguém e que alguém goste de nós, com todos os nossos defeitos e qualidades!
Com a idade, apercebo-me de que vamos perdendo as capacidades, ou até mesmo a vontade, de fazer amigos...
Tornamo-nos mais esquisitos, mais preguiçosos e mais selectivos e menos abertos ao convívio e àquilo que de novo e bom nos pode trazer um amigo novo!
Ganhamos hábitos e acomodamo-nos ao que já conhecemos, ao que nos é familiar e conhecido, habituamo-nos aos que sabemos que gostam de nós e com quem partilhamos algum sentido de comunhão e um rol de experiências e momentos bem vividos, em boa companhia. E vamos "largando" aqueles amigos com quem de algum modo parecemos já não ter grande sentido de partilha de interesses e gostos comuns...
Vamos progressivamente deixando de sentir necessidade de querer fazer novas amizades...

Por isso, assisti ontem com enorme alegria e curiosidade à rapidez com que o meu homenzinho de quase um metro, fez um novo amigo, bem maior e mais velho que ele!
Assim, sem mais nem menos!!
O que parecia ser uma querela por conta duma bola, acabou por se tornar razão para a brincadeira! Foi num instante que desataram na correria, acompanhada de risos e gargalhadas! Essas gargalhadas fizeram-me sentir feliz por ver que o meu filho não tem amarras e qualquer simples coisa o diverte e faz sentir bem!
Tornaram-se inseparáveis! e quando a hora de dizer adeus chegou... o meu filhote ficou a chamar pelo nome do novo amiguinho, como se lhe arrancassem um pedaço dele!

Por isso, às vezes gostava de ter este desprendimento e ser capaz de criar amizades com a mesma facilidade e rapidez que o meu filho exibiu ontem!
Escusado será dizer que isto me fez sentir a falta dos meus amigos que estão longe, espalhados um pouco por este Portugal a fora, como se fossem os irmãos que eu nunca tive...
tirada da net

2 comentários:

Ni! disse...

Beijos para ti :)

mfc disse...

vamo-nos enconchando e esquecendo que lá fora continua a haver sol todos os dias!
Fizeste um bom reparo, uma óptima observação.