10 de dezembro de 2010

Excuse me????

Há dias fui a uma loja para comprar a prenda de anos do meu filhote: um triciclo.
Quando chegámos à caixa, fomos atendidos por uma rapariga novinha, na casa dos recentes vinte, que diz categorica e prontamente assim que eu depus a caixa do brinquedo em cima da bancada: "Os srs. têm que ter cartão cliente para levar esse artigo!"...
Eu e o meu companheiro desta vida ficámos mudos, estáticos e num misto de surpresa e incredulidade, perante aquela verdade tão directa e categórica. E avessos que somos (ambos) a fazer cartões de cliente contra nossa vontade, só porque uma miúda afirma que é assim que tem que ser!...
Nós até nem somos consumidores/clientes chatos e embirrentos, mas perdoem-me lá se detesto ter que subescrever um cartão só porque a loja diz que sim, que tem que ser, porque tem que ser!
Quando lhe perguntei a razão de ser daquela exigência, ainda mais me convenci de que a miuda não só não sabia o que dizia, como além disso deve ter tido pouca formação na área de atendimento ao cliente.
A razão invocada era que só com o cartão cliente poderíamos usufruir da garantia do dito brinquedo.
Ora aí, limitei-me a dizer-lhe: "desculpe, mas assim que eu pago um artigo e me dão a factura, a garantia pode ser comprovada apenas pela factura. E desculpe, mas não faço cartões de cliente só porque me querem obrigar."
E se assim fosse, o mais certo era eu simplesmente ter deixado lá o artigo e vinha-me embora sem comprar nada na loja, porque já dizia o Vasco Santana: "Chapéus há muitos!..." e triciclos também!
Quando lhe expliquei que não me poderiam obrigar a fazer o dito cartão, a miúda demonstrou o seu desagrado e diz-me num tom claramente de menina mimada: "a sr.ª é que sabe, para mim é-me indiferente!"
Escusado será dizer que outro colega mais "iluminado" se encarregou de amenizar as coisas, e explicar que fazer o cartão era só uma medida de comodidade, e até trazia vantagens, no caso de encomendas futuras de material e acumulação de pontos e descontos, etecetera e tal. E sim, acabámos por fazer o bendito cartão.
Mas confesso que o fizémos um pouco a contragosto... mas como a minha laranja-metade costuma ser assíduo cliente na dita loja...

No entanto, aquele contacto com a miuda parecía-nos estranhamente familiar e nisto veio-nos à memória que já tínhamos sido atendidos pela dita funcionária numa outra ocasião, em que também revelou um comportamento algo estranho.
A minha laranja-metade quis comprar umas botas xpto, com impermeabilidade à chuva e forro quentinho por causa das noites frias de trabalho passadas ao relento e tratou de ir à loja encomendar o tamanho dele, porque a loja não tinha disponível. A dita miuda não só sugeriu outro modelo de botas para evitar fazer uma encomenda, como quando o meu companheiro, numa de cortesia, teve uma expressão facial de desagrado disfarçado, ela lhe pergunta directamente: "está tudo bem? O Sr. parece estar chateado...!" Excuse me???!!! "O Sr. está chateado?!"
Mas que p.... tem ela a ver com isso?! E se estiver?! O meu querido limitou-se a ficar especado a olhar para ela com aquele ar de "põe-te no teu lugar, antes que eu me aborreça, e faz lá a encomenda já que eu quero ir-me embora". A coisa só não evoluiu porque ela entretanto solicitou a ajuda de um colega, mais vocacionado para fazer encomendas...
E a pergunta do costume é: quais são as probabilidades de termos dois "episódios rocambolescos" com a mesma funcionária?
Nós até trememos só de pensar quando entramos na loja, se iremos esbarrar com ela...!

3 comentários:

Teya disse...

Serve a bela da queixa e um forte desejo que seja posta no olho da rua porque há muita gente a precisar de trabalho que será com certeza um melhor empregado! Dessa gente não tenho pena nenhuma e é para isso que servem os livros de reclamações!
Beatrix :P

Ni! disse...

Olha, sem comentários. Aqui há uns meses aconteceu-me uma pérola idêntica na Zippy. Nunca mais pude ver a rapariga à frente e se calha ser ela a estar na caixa, prefiro não comprar. Juro-te que não sei como consegui manter a calma. Vou fazer um post sobre isso :)
Bjs

Naná disse...

Teya, tens razão em relação à reclamação no livro amarelo... se bem que naquela loja começo a achar que foram todos formados pela mesma bitola, porque todos os funcionários são autênticos "cromos"... mas fiquei tão "chocada" com a atitude que me esqueci completamente disso...