31 de agosto de 2010

Porque tudo na vida muda...

(imagem tirada da net)

 
O meu pequenote vai mudar de escola, amanhã!...
E eu estou cheia de receios e de medos desta mudança que ele vai sofrer...
Às tantas, para ele vai ser igual e nem vai dar pela diferença... quer dizer, ele deve notar, porque é impossível não perceber que afinal os colegas do infantário não são os mesmos: já não vai encontrar a Sofia, o Henrique, a Rafaela, o Leandro, o Rui e outros com os quais convive habitualmente.
E claro que vai notar que quando chamar pela Sílvia, que é a educadora actual, já não vai lá estar para o encher de mimos e atenções, como faz agora. E que não está lá a "Taia" (Natália) para lhe dar pão com manteiga...
Mas ele é uma criança tão social, gosta tanto de pessoas em torno dele, de brincar com meninos da idade dele e até gosta mais daqueles que são maiores... que acho que se vai adaptar tão bem, como se adaptou ao infantário pela primeira vez, apesar de ter estado em casa com a avó até aos 13 meses...! Na altura, tive receios parecidos, mas complemante resolvidos em 2 dias apenas, porque ele adorou ir para a "escolinha"!
E eu acho que vou ser lamechas até dizer basta e sair da porta do novo infantário lavadinha em lágrimas, tal como saí no primeiro em que o deixei a cargo de uma educadora.
Esta mudança custa-me bastante, porque sei que ele, no actual infantário estava bem entregue, era bem cuidado e notei o quanto ele evoluiu com o contributo de quem lá trabalha! Não foi por não ter gostado do trabalho destas pessoas todas - (o meu filho até a cozinheira adora!...), mas porque a vida custa a todos, e quer queiramos quer não, todos sofremos a crise nos nossos bolsos... e a mudança é meramente motivada pelo preço da mensalidade que vou pagar, que é cerca de metade do que pago actualmente.
Também é por ser geograficamente mais perto, se bem que por isso, por si só, não levaria a esta mudança...
No entanto, também ouço aquela vozinha que diz que às vezes o barato sai caro... e não quero vir a constatar que no novo infantário ele não terá a mehor educação possível.
Por isso, vamos a ver como corre...
No meio disto tudo, só penso é que o mais certo é que ele vai achar tudo uma novidade e vai adorar estar num espaço novo, com pessoas novas e com não sei quantas actividades novas (até me falaram em educação pela emoção e massagens e psicomotricidade - no meu tempo ou não havia destas coisas ou tinham nomes bem menos pomposos) e que eu é que me estou para aqui a stressar, porque as crianças por vezes são bem menos complicadas do que nós adultos...!

3 comentários:

Ni! disse...

Naná! É teu filho, remember? Claro que se vai adaptar lindamente!!!
Antes de mais deixa-me dizer-te que admiro a coragem de admitires que o preço da mensalidade influenciou esta decisão. A maioria não o diria e sabes que corres o risco de "levar" com comentários (normalmente anónimos) a enfatizar o lado do "barato sai caro"... Não é o meu caso. Tenho a certeza de que fizeste uma boa escolha para o teu filho. Se te fica mais perto de casa e menos dispendioso, tanto melhor. Além disso, nem sempre pagar mais significa ser melhor servido, e isso acontece nas mais variadas situações. Conheço-te. Sei que tomaste uma decisão ponderada e que não vais enfiar o teu filho num "pardieiro" só por ser mais barato. Por isso, crista no ar, lágrima no canto do olho, e lá vai o pequeno começar uma nova fase. Para a semana já nem te lembras dos medos!

Beijinhos para vocês.

PS - Quando o meu pequeno for para a escolinha, tu depois vais ao meu cantinho escrever umas palavrinhas de apoio e coragem, sim!? Que eu sei que vou precisar ;)

Naná disse...

Ni, por acaso, ainda não apanhei nenhuma leva de comentários menos elogiosos de "anónimos" (já estou a bater na madeira... lagarto, lagarto, lagarto!), mas também não me aborreceria com isso, porque afinal a mãe ainda sou eu e juntamente com o pai saberemos o que é melhor, julgo eu!...
E podes crer que no dia que anunciares no teu cantinho que o M. foi para a escolinha, é claro que te darei todas as palavras de apoio e mais algumas!

Ni! disse...

Eu também não tenho razões de queixa (se calhar também pk a "audiência" não é grande, lol), tirando um caso de crítica ao facto de eu oferecer água ao meu filho quando ele ainda só mamava e borrifei-me. Mas tenho visto, por toda a blogosfera (e quanto mais "conhecido" é o blog, pior) uma enxurrada de mal-dizer que até mete nojo, sempre, mas sempre sob a máscara do anonimato. É odioso. E sobre coisas tão picuinhas como a roupa que se veste a um bebé. Noutra ocasião (no FB) "levei na cabeça" pela cadeira auto que comprei ao meu filho. Não tendo sido anónimos, foi-me extremamente difícil manter a compostura... Mas já nos estamos a desviar do assunto. Já vi em cima que correu tudo bem, como seria de esperar :)
Boa sorte nesta nova etapa e um beijinho especial ao F. que é forte e sociável e simpático como a mãe!