10 de agosto de 2010

Igualdade de oportunidades

Ontem tomei consciência de que isso da igualdade de oportunidades não passa de princípios bonitos, politicamente correctos que a nossa sociedade apregoa aos sete ventos, como sendo uma máxima que rege toda e qualquer relação laboral.
Ontem tive uma dose bem grande de realidade, porque eu ainda sou uma ingénua e utópica, no que a isto diz respeito...
Ontem percebi que apesar de termos entrado no séc. XXI, há muito boa gente que ainda tem uma mentalidade do séc. XVIII... e ainda grassa muito machismo pela nossa sociedade. Ainda há muito pensamento comezinho de que a mulher que quiser fazer uma carreira profissional não a poderá nunca conciliar com a família e os filhos e que se quer ter filhos e constituir família, tem que indubitavelmente abdicar de qualquer ambição na sua actividade profissional.
E o que mais me choca é que não são pessoas analfabetas ou incultas as que exibem este tipo de atitude ou opinião sobre esta matéria... são os mais cultos e mais educados, academicamente falando, que se mostram mais retrógrados nesta questão.
Por isso, em dias como os de ontem, acredito piamente que nasci no tempo errado: ou sou demasiado "prá frentex" ou então devia ter nascido daqui a 100 anos...

1 comentário:

mfc disse...

É triste, mas tenho que estra absolutamente de acordo.