30 de julho de 2010

Curiosidade mórbida

O ser humano tem uma característica estranha que me faz muita confusão... a chamada curiosidade mórbida!

Refiro-me àquela curiosidade que demonstram sempre que passam pelo local de um acidente... aquela ansiedade de querer saber o que se passou, quantos são, quantos foram, quantos carros, motas ou outro veículo, e morreram, e partiram braços, ou pernas????
E de súbito parece que estão a querer assistir a um espectáculo...!
Não entendo, juro que não entendo...!
Eu quando passo pelo local de um acidente esforço-me ao máximo por desviar o olhar ou então concentro-me na estrada. Porque acho que as pessoas envolvidas merecem respeito e não morbidez! Porque sei que se fosse eu a sinistrada não quereria ter 50 mil olhos postos em mim, como se eu fosse uma peça em exibição.

Como trabalho na construção, infelizmente já tive que ir algumas vezes a locais de acidentes de trabalho e sempre num papel ingrato: o de "investigadora" do acidente. Tenho que tentar saber logo em primeira mão o que se passou... e isso incomoda-me, porque a pessoa está ali em sofrimento e não quer ser bombardeada com perguntas e muito menos quer ser vista com a "piedade" dos curiosos!
E o que sempre tentei fazer nestes casos foi manter a dignidade daquela pessoa que está ali a sofrer e possivelmente assustada com o desfecho que tudo aquilo vai ter...

Sem comentários: