23 de agosto de 2009

Quando caiem pedras do céu...

Podem ou não suceder tragédias como a que ocorreu na Praia Maria Luísa em Albufeira... Desta vez o desfecho foi mesmo muito trágico e o que lamento no meio disto tudo, além da morte das pessoas e de uma família inteira que desapareceu, é a forma como depois todas as vozes se levantam a opinar...
Sou algarvia e conheço bem a costa de praias da minha região e esta questão de risco de derrocadas nas praias é coisa que há muito reconheço...
Fiquei triste pela forma como houve pessoas que levantaram o dedo da culpa contra as autoridades por não terem interditado o local, ou por não terem feito demolir a coisa artificialmente... até pode haver fundamento, mas depois eu coloco as seguintes questões: e porque é que não foi respeitada a sinalização de perigo no local, bem vísivel?
porque é que inclusivamente há quem vandalize as placas de sinalização que são colocadas?
porque é que as pessoas insistem em estacionar os carros em falésias e zonas dunares? E quando chamados à atenção pelas autoridades ainda ripostam que não sabiam, mesmo quando a placa informativa (com legislação e regime sancionatório) mesmo ao lado?
porque é que as autarquias e a CCDR não fiscalizam e não sancionam o uso mais que abusivo da dunas e falésias (há autocaravanas e tendas montadas por essa orla costeira a fora e ninguém diz ou faz nada...)
porque é que ainda se aprovam empreendimentos e construção de moradias gigantescas na zona de orla costeira onde se sabe que daqui a 10/15 anos vai ter que haver intervenção para preservar os bens dessas pessoas (que a maior parte do ano estão fechadas e não se gozam delas?)
Julgo que antes que possamos apontar o dedo a alguém ou a alguma instituição, devíamos fazer um momento de introspecção e olhar bem para os nossos comportamentos e para a sociedade pouco cívica em que vivemos e para as vezes que olhamos para o lado, quando não nos convém...
Não é só na praia Maria Luísa que há risco de derrocada de falésias... há muitas mais no Algarve nessas condições e o que lamento ainda mais é que este caso vai cair no esquecimento demasiado depressa e não vai servir de exemplo ou lição para o futuro, até ao dia em que haja nova desgraça... e depois venham os "videntes" dizer que "eu já sabia que isto ia acontecer a qualquer momento!"

2 comentários:

mfc disse...

Temos sempre a tendência para alijar responsabilidades próprias e atirá-las para cima dos outros.

Maria disse...

Concordo totalmente..