9 de abril de 2009

Muda de vida...

"Muda de vida, se não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar!..."

Este repto do genial António Variações inspira-me muitas vezes, e só penso em como quero e posso mudar de vida, ou pelo menos alguns aspectos da minha vida.
E há um ou dois aspectos que mudava assim num estalar de dedos mágicos, se os meus dedos o conseguissem. Era tão bom que assim fosse... mas por mais que queiramos mudar, a vontade por si só não consegue fazer com que mudemos radicalmente aquilo que não nos satisfaz!
No entanto, acredito piamente que não há impossíveis e que aquilo que desejamos, se o desejarmos com muita força, acaba por se concretizar!

Aliás, a vida tem-me mostrado que o "universo" ouve os meus desejos pronunciados mil vezes no meu subconsciente! Apesar de muitas contrariedades, e foram mesmo muitas, algumas bem difíceis de conseguir aceitar e contornar ou encarar de frente com a cabeça erguida.

Só qe há momentos "cósmicos" (chamemos-lhe assim...) que teimam em impedir que mudemos aquilo que precisamos urgentemente de mudar, aquilo que necessitamos mudar, a bem da nossa sanidade mental!

Quando era uma teenager (algo insconsciente) por vezes dizia para comigo que era bom pegar nas tralhinhas todas que tinham algum significado, fazer a mochila e partir para outro poiso e começar tudo de novo, de raiz! Ir para um local onde ninguém me conhecesse...

Nessa altura, a letra de uma outra música do Variações fazia perfeito sentido na minha cabeça:
"Estou bem/Aonde não estou/Porque eu só estou bem/Aonde eu não vou";
"Esta insatisfação/Não consigo compreender/Sempre esta sensação/Que estou a perder/Tenho pressa de sair/Quero sentir ao chegar/Vontade de partir/P’ra outro lugar".

Com o passar dos anos e após algumas concretizações importantes, esse desejo foi-se esbatendo e desvaneceu-se do meu pensamento.
Mas ultimamente, sinto que preciso mudar!! Mesmo mudar! E algo cá dentro grita: muda de terra, vai para outra onde te sintas bem e onde ninguém ou quase ninguém te conheça!
Mas depois aparecem as "praticalidades": para isso tinha que vender a casa, arranjar comprador no meio desta crise imobiliária e perder uns bons milhares de euros. Procurar novo local, conseguir que o banco aprovasse crédito nos tempos de carestia bancária que vivemos and soy on, and soy on...
São estas praticalidades que me prendem, que me amordaçam e que me fazem sentir como um rato preso num labirinto, a tentar encontrar o ponto de saída para a liberdade... São estas praticalidades, entre outras menores, que me fazem sentir encurralada numa insatisfação que vai corroendo o espírito combativo que sempre tive, de encarar a vida como ela se apresenta!

Mas como continuo a acreditar que o universo escuta baixinho os meus desejos, vou ficar à espera que ele me indique o caminho!
Para que eu e os meus dois amores (o grande e o pequeno) possamos mudar de vida e vivermos muito mais satisfeitos!

Porque afinal de contas, estamos sempre a tempo de mudar!...

Sem comentários: