9 de julho de 2012

Demência

tirada da net

Ainda me lembro de quem me recomendou o primeiro livro deste grande escritor, um estroina que nunca pensei que fosse amante da leitura, numa tarde de praia na Arrifana. 
Este estroina, o Ventura, deu-me dicas e conselhos sobre livros que ele entendia que qualquer pessoa deveria ler obrigatoriamente e os Cem Anos de Solidão encabeçavam a sua lista.
E eu procurei o livro e conheci um dos maiores génios da escrita que alguma vez li!
Se me apaixonei pela sua escrita com os Cem Anos de Solidão, mantive a "chama da paixão acesa" com o Amor nos Tempos de Cólera.
Mas o livro que mais me marcou foi a Crónica duma Morte Anunciada, que li em apenas uma hora e meia, numa tarde em que deveria estar a estudar para a cadeira de Introdução à Diplomacia, já que teria exame dois dias depois...
No Viver para Contá-la pude perceber de onde lhe surgiu a inspiração para todos os outros livros que já tinha escrito e que eu lera com toda a avidez.

Foi ele, o GGM, o Gabo que me abriu todo um mundo de fantasia inolvidável. Orgulho-me de ter na minha colecção pessoal de livros todos os livros dele, excepto um... O Outono do Patriarca, nem sei bem porquê.
Se ele está demente ou não, não importa!
Se está, fico triste porque acho que é um fim muito triste para um génio literário como este, e seria uma ironia enorme, já que ele por diversas vezes presenteou algumas das suas personagens com esta doença.

Mas mesmo que não esteja demente, Gabo não mais escreve... 
E agora, onde vou encontrar quem em encha as medidas da mesma maneira, no que à leitura diz respeito?!

2 comentários:

Tanita disse...

Querida,
quero mesmo fazer um post sobre o Gabo, porque é o meu escritor favorito, tenho imensa pena e estou desolada por não poder ler mais nada de novo dele.
Mas tenho o prazer de ter todos os livros editados, inclusivé os de crianças.
O meu livro favorito é o Amor nos tempos de cólera.
Bj** e prabéns pelo execelente texto.

mfc disse...

É uma pena imensa!!