27 de junho de 2012

Carta do futuro

Eu sou uma copiona e não resisti a plagiar a ideia da Gralha! Só lhe fiz mais uns "acrescentos"... (oh mulher cheia de dúvidas e questões existenciais...)
 
"Para a Naná aos 9 anos
Aproveita bem a felicidade toda que tem marcado essa tua infância, mantém essa candura, ingenuidade e tendência para a travessura por mais uns tempos, uma vez que em breve vais ter uma primeira dose de realidade com a partida do avô Manuel, de quem sentirás saudades enormes, pelo modo paciente e inteligente como te ensinou muita coisa. Mas acredita que a sua paciência e sabedoria te vão servir de ponto de referência em mais do que muitas ocasiões! Infelizmente ele não vai viver até aos 100 anos como sempre proclamaste...

Não vais ter muitos namorados na adolescência, mas vais sentir amores platónicos bem assolapados e vais ter namorados suficientes e necessários para que percebas aquilo que realmente importa num homem, para que sejas feliz! O teu companheiro de vida vai aparecer quando e onde menos esperas e principalmente após teres decidido para ti mesma que estás farta de procurar e já não acreditas em príncipes encantados. Todos esses rapazes por quem nutriste amores platónicos e que eram verdadeiros borrachinhos vão perder toda a graça e tu vais sentir-te profundamente aliviada e sortuda! A tal ponto que vais ter uma recordação mesmo muito vaga deles.
Ah e deixa-te de sonhar com um casamento na igreja de Aljezur, ok?! Vais descobrir que ser "amantizada" vale do mesmo e até o sr. Abel um dia te vai elogiar por teres tomado essa opção.

Vais descobrir demasiado tarde na vida e da pior maneira que uma daquelas que consideras ser uma "melhor amiga" não é mais do que uma pessoa extremamente fútil e interesseira e que por isso mesmo te vai ensinar uma grande e dura lição. Vai custar-te como o raio, mas não faz mal! Só vai servir para te poupar a muitos outros desgostos, que possivelmente teriam resultados ainda mais desastrosos. O teu pai vai avisar-te mais que muitas vezes sobre ela, mas tu só lhe vais dar razão anos mais tarde. Aliás, devias fazer um esforço por aprender a distinguir no discurso do teu pai aquilo que é crítica pela crítica, do que é aviso de uma pessoa que já viveu o bastante e que está apenas a tentar proteger-te.

Mas nem tudo será mau... a tua mana do coração vai ser sempre tua mana do coração, estejam vocês à distância geográfica que estiverem. Vais acreditar cada vez mais naquela leitura kármica que vos fizeram um dia, na penumbra do quarto do Herlander!

Amigos é algo que nunca te faltará e o fascínio que nutres pela tua família do lado paterno tem uma razão de ser: serão o teu pilar sempre e nunca te deixarão resvalar. Da tua família materna já não se poderá dizer o mesmo, mas isso tu já percebeste e saberás distinguir perfeitamente quem merece o teu carinho, que são aquelas duas mulheres que te querem bem!

Vais sofrer perdas pessoais tremendas até aos 30 anos mas lembra-te que a tua melhor psicanalista és tu mesma!

Vais é arrepender-te bastante de não teres aprendido os lavores todos com a tua mãe, como ela sempre te quis ensinar. Nem tudo estará perdido, porque retiveste na moleirinha mais do que alguma vez pensaste. Vais perceber que a máxima "nunca é tarde demais para aprender" te assenta que nem uma luva.

Para a Naná aos 17 anos
Sim, vais conseguir sobreviver!
Sim, vais seguir em frente com a tua vida!
Não, não te vais entregar à tristeza e muito menos ao luto e ao que os outros pensam e esperam de ti!
Não, não vais enlouquecer!
É certo que vais desaguar rios, mares e oceanos de lágrimas e chorar desmesuradamente até quase te faltar o ar, até um dia em que sentes que todas as lágrimas se secaram.
Não deixes de fazer todas aquelas caminhadas matinais na Arrifana, só com as gaivotas por companhia, e os debates mentais que vais desenvolver dentro da tua mente e que te ajudarão a perceber que a vida não é uma desgraça, que há um caminho a seguir, mesmo que agora te sintas completamente perdida e desamparada. Perde tempo a questionar tudo e mais alguma coisa, esse drama existencialista "too shall pass"!
Vais levar algum tempo a perceber que não te defines única e exclusivamente por tudo o que de menos bom te aconteceu!
Porque o sentimento de orfandade só terás muito mais tarde.

Para a Naná de 22 anos
Por mais cliché que seja esta tirada, confia nos teus instintos e no que te diz a intuição, porque invariavelmente ela está acertadíssima. Os maiores dissabores terás nas raras vezes em que não lhe deres ouvidos e começares a pensar que te enganaste... confia sempre nas tuas primeiras impressões, porque essas é que são as correctas. Se alguém te parece não ser flor que se cheire, desvia-te dela de imediato ou então lida com ela com muita cautela!

Vais descobrir que preferes mil vezes trabalhar com um bando de homens, mais ou menos letrados (uns a cheirar mais a perfume, outros mais a sovaco) do que com um grupo de mulheres. Eles são bem mais práticos e muito menos rancorosos... Tal como o teu avô já te tinha demonstrado, vais aprender muito mais com os mais analfabetos e iletrados do que com doutores e engenheiros.

Tu já percebeste que esse espírito de menina idealista, que vê o mundo como um local onde impera a justiça e a meritocracia, te vai trazer imensas desilusões e dissabores, porque vais descobrir que por muito modernos que sejam os tempos, os mais "educados superiormente" são os maiores machistas à face da terra e que eles, por não gostarem de ser sombreados por mulheres de convicção como tu, vão tentar prejudicar-te e inferiorizar-te de várias formas... Por isso, mantém esse "sangue na guelra" e nunca deixes coisas por dizer, mesmo que de cabeça quente, já que tu és mais racional quando não te auto-impões travões do "social e politicamente correcto". Não te esqueças do ditado que o teu pai sempre repetiu: quanto mais te agachas, mais o cu te aparece! Por isso, não te vergues perante os demais, se isso for contrário aos valores e princípios que te regem. Além do mais, nunca te vais importar com bocas e indirectas de seres "mau feitio", porque se tens a fama, terás certamente o proveito! Eu sei que agora detestas pessoas cínicas, mas vais aprender que o cinismo bem aplicado pode ser uma grande arma de defesa.

A maternidade vai fazer-te maravilhas e ajudar-te a relativizar tanta coisa que só tem a importância que tu lhe dás, quase sempre em demasia... vais granjear mais um bocado de paciência, mas esta nunca será uma das tuas melhores virtudes! E prepara-te porque o teu filho vai ser tal-e-qualinho a ti quando pequena: teimoso, tagarela e muito travessurento! Mas é um menino doce de derreter o coração que te ensinará a perdoar e esquecer em 10 segundos.

No fundo, escrevo-te esta carta só para te dizer aquilo que tu já sabes: só aprendes quando marras com a cabeça ou cais no buraco, mas depois aprendes a lição e nunca mais marras com a cabeça no mesmo sítio e se cais num buraco, nunca é no mesmo, é mais ao lado! 
E cliché dos clichés... só vais aprender assim, marrando e caindo, e curando os galos e levantando-te do chão!(*) Todas essas cabeçadas e quedas farão de ti a mulher segura de si mesma e que sabe o que quer, que agora te escreve.

Ah... e os 33 anos, não têm nada de emblemático, como sempre ouvirás dizer!

(*) - vais ler alguns livros de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal que te dizem isto mesmo, mas de forma mais delicodoce! Por isso, lê antes esta carta e não gastes mais dinheiro nesses livros, lê outros mais interessantes, sim?!"

3 comentários:

gralha disse...

Muito bonito, Naná. E quanta maturidade :)

Qualquer dia, começo a compilar estas cartas para nós, aos 9 anos, e faço um livro.

Naná disse...

Gralha, obrigada! Esta maturidade levou muitos anos a ser construída...
Gostei da ideia do livro! :)

Tanita disse...

Adorei. Adoro-te, és uma pessoa fantástica. Já eu? uma desnaturada.