8 de junho de 2012

As Amantes do Verão 8) Festas, arraiais e festivais de Verão

Para mim festa de verão que é festa, é o Banho do 29!

Tradição habitual em Aljezur, que coincide com o feriado municipal da vila, a 29 de Agosto.
Há sempre ao final da tardinha uma bela sardinhada. Em tempos era à borliú, oferecida pela edilidade do município. 
Mas cada uma assava as suas nos fogareiros disponibilizados.
Havia sempre bailarico com uma banda de música a tocar.
O que nunca faltava era o famoso Banho de 29, de preferência tomado à noite. 
Cheguei a ir uma vez tomar o banho quase à meia-noite, depois de sair do restaurante, onde trabalhei no verão.
Durante anos cumpri esta tradição e sinto falta dela, porque não há nada como um banho de mar à noite! 

Quanto a festivais, já lá vai o tempo em que rumava ao Sudoeste, na Herdade da Casa Branca.
Mas o melhor festival de verão a que fui, foi sem dúvida o Paredes de Coura, em 1998. 
Lembro-me que por mero acaso montei a tenda sobre um campo de hortelã e dormi tão bem naquelas noites. 

5 comentários:

luisa disse...

Aí está uma tradição que acho muito interessante :)

Tanita disse...

Já percebi a tua paixão pela hortelã :)

Meu Velho Baú disse...

O famoso banho do dia 29 ( penso que se está a referir em Agosto)na minha terra era pela manhã muito cedinho e era tudo vestido.
Bjs :))

mfc disse...

Gostei que te referisses a Vilar de Mouros!
Estive lá no primeiro festival em 1971 em que o ambiente era completamente hippie...
Inesquecível!
A grande atracção era o Elton John e os Manfred Man, muito bem acompanhados pelo portuguesíssimo Quarteto 1111 do Zè Cid.

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Olha que tradição tão gira. Quanto à banhoca no mar à noite é que nem pensar, que eu mal consigo passear à noite à beira mar, mete-me cá um medo. eheh