17 de maio de 2012

17-05-1912

Nascia a Alzira...
A minha avó materna.
A quem teria herdado o nome próprio, não fosse o seu infeliz falecimento na madrugada do dia que iria receber a notícia de que eu estava a "caminho", precisamente oito meses e dois dias antes de eu nascer.

Casou nova, aos 21, por influência de uma família pobre, esfaimada e de pé descalço gananciosa, interesseira, com um senhor de posses, de 78 anos de idade, dando um valente "golpe do baú"

A este casamento por conveniência devo todos os terrenos e as posses que recebi de herança, graças ao seu esforço de mulher de pêlo na venta, acrescido do espírito empreendedor do meu avô, mantido por devoção e sensatez da minha mãe, juntamente com o trabalho e dedicação do meu pai, que nunca delapidaram o património adquirido por meio de tal boda!

Era uma mulher alta, bem provida de peitos, como aliás era apanágio das mulheres todas de família; era forte, obstinada e possuidora de uma generosidade enorme, segundo sempre ouvi dizer!

Terá encontrado o amor quando, após enviuvar, conheceu o meu avô, com quem casou em segundas núpcias.

Além das terras e casas que dela herdei, carrego na matriz o "mau feitio", a teimosia e um sentido de justiça muito próprios. Segundo me diz quem me conhece e a conheceu igualmente...

Mulher que não se afoitava por qualquer dificuldade ou obstáculo, capaz de trabalhar incansavelmente de sol a sol, fervia em pouca água, como com a mesma rapidez se derretia perante a pobreza e um pedido de esmola.

Guardo dela os bordados, o crochet, os lençóis e toalhas com as suas iniciais.

Gostaria de ter-te conhecido avó! Nem que fosse para nos enfrentarmos na mesma medida de teimosia, impaciência e mau "génio"... se bem que a minha mãe convenceu-me que terias comigo um coração derretido, e que serias uma avó dócil, dedicada e amorosa!
bule do serviço de chá de porcelana da China - no tempo da minha avó, ter uma "chinesice" destas era só para pessoas abastadas e com "status"

4 comentários:

Lemon disse...

Bonita história :)
Era uma mulher interessante esta avó Alzira.
Besito

Naná disse...

Lemon, obrigada!
Kiss

luisa disse...

Tive uma tia(e madrinha) chamada Alzira.
Eu conheci ambas as minhas avós, mas nenhum dos meus avós.

Tanita disse...

Invejo as mulheres da tua famíla, a sério... acho que tens a quem sair :) o bule é lindo.