5 de abril de 2012

"Pequena Abelha", Chris Cleave

Roubei horas preciosas ao meu sono para conseguir chegar ao desfecho desta história que me prendeu desde o início. 

Valeu bem a pena!

"Ainda a tremer, no banco da igreja, compreendi que não é pelos mortos que choramos. Nós choramos por nós mesmos, e eu não merecia a minha própria compaixão."

"Era assim que nós vivíamos, felizes e sem esperança. Eu era muito miúda então, e não sentia falta de ter um futuro porque não sabia que tinha direito a um. Do resto do mundo, tudo o que nós conhecíamos eram os vossos filmes velhos. Sobre homens que andavam sempre numa grande pressa, às vezes em jactos e outras vezes em motas e outras vezes de pernas para o ar."

"Vocês, Africanos, vêm para cá, porque simplesmente não são capazes de ter governos em condições nos vossos países. Eu costumava dizer-lhes que, perto da minha aldeia, havia um rio muito largo e fundo e que, nas margens desse rio, havia grutas escuras onde os peixes são pálidos e cegos. Não havia luz nas grutas, de modo que, ao fim de um milhar de gerações, os peixes tinham ficado cegos. Estão a perceber onde eu quero chegar?, perguntava eu aos funcionários. Sem luz, como é que uma pessoa pode manter a visão? Sem um futuro, como é que nós podemos preservar a visão que nos permite governar?"

"Mas, quando vem o crepúsculo, não sei se estão a ver, o nosso mundo desaparece. O nosso mundo não consegue ver para lá do dia que acaba, porque vocês ficaram com o amanhã. E como vocês têm o amanhã diante dos olhos, não conseguem ver aquilo que está a ser feito hoje."

"Do meu país vocês levaram o futuro, e para o meu país enviaram objectos do vosso passado. Nós não temos a semente, temos a casca. Nós não temos o espírito, temos a caveira. Sim, a caveira. Seria isso que me ocorreria se por acaso tivesse de dar um nome mais adequado ao meu mundo."

5 comentários:

Ana C. disse...

Este livro começa tão, mas tão bem e, como bem disse a minha querida Joaníssima, sofre de ejaculação precoce.
Não sentiste que o fim poderia ter sido construido de outra maneira?

Naná disse...

Sim, também acho!
O fim parecia caminhar num sentido, subiu aos píncaros e depois resulta numa conclusão um tanto vaga e confusa... até faz parecer que deixa tudo em aberto e passível duma "sequela".

Lemon disse...

Fiquei curiosa, gostei.
Bj

Mariana Megre disse...

Olá,

Gostei muito de ver o meu blogue aqui na lista! Obrigada!

E é engraçado que tenho este livro para começar a ler, mas desde que as minhas filhas nasceram que ainda não peguei num livro... Tenho que retomar a leitura.

Vou vir aqui mais vezes!

mfc disse...

Somos frios demais para acolher alguém...