23 de abril de 2012

Imposto ao ar puro

De que mais impostos se vão lembrar?!


Sinceramente, acho que isto já chega a ser abuso... gostava de saber se os proprietários de terrenos inseridos nestes parques vão ver a cor do dinheiro cobrado nestas taxas, ou mesmo para que servirá este dinheiro deste imposto. Para promover a reflorestação?! Para promover a preservação de espécies autóctones de fauna e flora?!

Como se lê algures neste artigo, cobrar taxas de visitação a este tipo de espaços é "afastar as pessoas da serra e convidá-las a fazer caminhadas nos shoppings" - atenção que nada tenho contra isso ou contra quem aprecia! Cada um passeia onde mais gosta!

Já bem basta o despotismo com que as entidades gestoras "governam" nas zonas abrangidas por Parques Naturais, Redes Natura e afins, em que o proprietário acaba por ser meramente alguém que paga o IMI e com nenhuma margem de decisão sobre o que fazer com o terreno.

Isto porque se quiser tomar medidas de preservação, como promover a adequada limpeza para prevenção de incêndios, tem que pedir autorização aos "Srs. do Parque" e consequentemente pagar só pelo pedido, havendo ainda a possibilidade de isso lhe ser recusado.

Não sou contra a preservação e conservação da natureza e da beleza natural das nossas serras, falésias e espaços verdes. Mas sou contra esta forma de gerir espaços, com completo desrespeito pelos proprietários e por quem aprecia visitar estes espaços e sabe cuidar deles enquanto os visita.

5 comentários:

flor disse...

Não entendi muito bem esta noticia. Querem cobrar taxas a qq pessoa ou a quem quer organizar passeios pedestres e qq pessoa a título individual pode circular nesses lugares?
É que uma coisa é uma coisa e a outra é outra. Já me comweça a parecer abusivo ter que pagar para se usufruir de um espaço que é de todos nós. Acho bem que se tratem essas áreas como devem ser tratadas, que se protejam etc e sei que há quem não as respeite mas os nossos impostos servem precisamente para se criar formas de evitar actos vandalismo, fogo posto etc num espaço que é nosso.

Meu Velho Baú disse...

Confesso que não estou muito bem esclarecida sobre este imposto, mas com calma irei ao site que indica.
Bjs :))

Tanita disse...

O que?? mas o que é isto? olha já nem sei onde vamos parar.

mfc disse...

Estes tipos devem deitar-se e acordar a pensarem como nos sacarem mais algum...

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Ah roubalheira.