8 de abril de 2012

Boa Páscoa


tirada de Pinterest
A minha será, como habitualmente, passada na companhia da família e amigos.
De há uns anos a esta parte, ganhámos o hábito de ir almoçar fora, e depois fazer uma espécie de pic-nic onde há sempre folares de ovos e aguardente de medronho.

Mas a tradição da Páscoa na minha família nem sempre foi assim...
Longe vão os anos em que se acendia o forno do pão e se tendiam os folares, que depois iam ao forno assentes em cima duma folha de palma. Havia preceitos rigorosos no amassar dos folares, dado que sexta-feira de manhã era dia santo. Se não me falha a memória, em minha casa, a quinta à tarde era considerada santa e a manhã de sexta também, mas da parte da tarde, já se podia trabalhar e amassar os folares, que ficavam a crescer, cobertos de mantas, muito mais horas que o pão, porque o açucar não deixava a massa levedar tão depressa.

Dava-se a prova dos folares aos vizinhos e restante família e, as madrinhas faziam sempre um folar para oferecer aos seus afilhados.
Lembro-me que adorava a Páscoa porque isso significava que ia haver uma "freira" só para mim! Uma freira era um folar com apenas um ovo, que a minha mãe costumava decorar, desenhando a lápis no ovo o rosto de uma mulher!
Iamos à missa pascal ao domingo de manhã e depois almoçávamos em casa e só depois íamos a casa da família dar as provas.
Gostava também desta época porque era sempre altura de receber vários pacotes de amêndoas doces, oferecidas pelas tias-avós, à laia de mimo aos mais pequenos da família.
Realmente, a tradição já não é que era...

Tenham todos uma boa Páscoa, com ou sem tradição!

7 comentários:

Turista disse...

Querida Naná, as nossas tradições vão-se alterando ao longo da vida! O que não é obrigatoriamente mau, verdade?
Ás vezes ficamos é um pouco nostálgicas...
Beijinhos e boa Páscoa. :)

Margot Félix disse...

Olá, Naná.
Achei interessante essa tradição pascal. Eu nunca ouvi falar em folares, busquei na web e agora já sei o que é. Parece delicioso!

Tenha uma Boa Páscoa!

Saudações,

Margot Félix

http://compartimentosecretopara.blogspot.com

*

R disse...

É engraçado como de terra para terra, a forma de celebrar certas datas é diferente. Na minha terra não se fazem folares.
E o que nos contas acontecia na Arrifana? Agora percebo porque há em Odeceixe a Feira do Folar, porque é um costume dessa zona.

BOA PÁSCOA para ti e para os teus.

sandra disse...

Boa Páscoa! Só por causa das nostalgias, este ano desafiei a minha mãe e fizemos folares... Não podemos matar todas as tradicões por conta das modernices...

Sofia disse...

Boa Páscoa! :)
Beijinhos*

luisa disse...

A minha também está a ser em família ( de momento está tudo a descansar do almoço... ). Uma Páscoa feliz!

Tanita disse...

O tempo e a vida conseguem, por vezes, apagar tudo, mas não conseguem apagar a memória, que nestas alturas nos faz regressar ao passado...