1 de junho de 2011

Nunca se deixa um bom desafio sem resposta!!

Eu sempre gostei de um bom desafio e a Tanita deixou-me este, que curiosamente é sobre um dos temas que é fundamental na minha vida: os livros!

Adoro livros, sempre gostei deles desde miúda. Não sei bem ao certo como começou este gosto por ler, mas sei que a minha mãe contribuiu largamente para isso...
Um dos hábitos que cultivo desde jovem é sentar-me sozinha numa esplanada e ler um livro, enquanto me esqueço que o tempo passa. Esqueço tudo à volta, os problemas, as preocupações e decisões, e recosto-me numa cadeira a beber um café enquanto "saboreio" um bom livro! faz maravilhas ao espírito!
Adoro comprar livros e por vezes, só tenho pena que sejam tão caros. Quando tenho um "surto" de comprar livros, é complicado mesmo decidir qual é que não vou levar...
Escolho os livros quase invariavelmente através de 3 critérios: o título (se for um assim sugestivo ou fora do comum, desperta-me logo a atenção); o resumo ou breve descrição (isto é ainda mais importante, e quanto mais mistério me deixar no ar, mais interesse ganho no livro) e o tamanho das letras da impressão (quanto mais miudinhas, pior... detesto estar a ler um livro com o qual tenho que lutar para ver o que lá está escrito).
Já li quase todos o tipo de livros: romance, novela, ensaios, poemas, auto-ajuda, técnicos, práticos (costura e culinária), enfim!
Os que mais me cativam são os romances, sem sombra de dúvida e; os que mais detesto são os livros técnicos, principalmente se versam sobre assuntos aos quais não atribuo grande interesse... aí ler acaba por ser uma obrigação e torna-se um verdadeiro suplício.
Mas vamos lá então ao que interessa!

O Desafio:

1- Existe um livro que leias e releias várias vezes? Não... por norma, gosto de ficar com aquele impacto da primeira leitura! E como há tantos livros que ainda quero ler, porque a lista é interminável e o tempo disponível nem sempre é o desejável (reduziu-se ainda mais drasticamente quando o meu filho nasceu e só há um ano é que retomei este hábito tão particular e precioso na minha vida), não perco tempo a reler livros que já li. No entanto, por vezes desfolho um ou outro livro e leio uma passagem e recordo um pouco da história!


2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e
nunca conseguiste ler até ao fim?
Sim. Um do António Lobo Antunes - "O Arquipélago da Insónia"... nunca consegui perceber a história, o que lia não fazia sentido nenhum na minha cabeça talvez demasiado simplória para a escrita, considerada genial, do António Lobo Antunes.
No entanto, comecei a ler o "Memorial do Convento", parei porque não conseguia lidar com a falta de pontuação do José Saramago, mas quando retomei, terminei o livro e gostei até bastante do livro!
Outro que nunca consegui ler até ao fim foi a "Fogueira das Vaidades" do Tom Wolfe e a "Montanha Mágica" de Thomas Mann


3 - Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?
Eu tenho imensos livros preferidos, mas o que me ficará sempre gravado no espírito como O Livro é o "Crónica duma Morte Anunciada" do Gabriel Garcia Márquez!

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que por algum motivo nunca leste?
"Ratos e Homens" do Steinbeck... não sei bem porquê, nunca o li....


5 - Que livro cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?
Para mim o livro cujo desfecho mais me fascinou foi sem sombra de dúvida o "Retrato de Dorian Grey" do Oscar Wilde. Achei genial!


6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Sim, comecei a ler livros sozinha por volta dos meus 7/8 anos. Mas como não tinha assim muitos livros em casa, divertia-me a ler e reler as histórias da Colecção Formiguinha! Depois o primeiro romance que li foi do Fernando Namora - "A Noite e a Madrugada".

7 - Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Foi um livro de Ernest Hemingway, "As verdes colinas de África"... foi uma das maiores secas de livro que alguma vez li... versava essencialmente sobre caça...
Outro que li até ao fim quase forçada foi o "Crime e Castigo" do Dostoiévski (ou lá como se escreve...)
E também não gostei muito do "Estrangeiro" de Albert Camus... ou da "Insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera.

8 - Indica alguns dos teus livros preferidos. ·
Esta vai ser uma parte difícil... são tantos!!
- Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Márquez (aliás, todos os que este senhor já escreveu, que tenho quase todos, com excepção dos infantis que hei-de comprar para o meu filho!)
- Cisnes Selvagens de Jung Chang (li 600 e tal páginas em dois dias e meio... não conseguia parar...)
- Os homens que odeiam as mulheres de Stieg Larsson (não conseguia parar de ler...)
- Ensaio sobre a cegueira de José Saramago, dos livros mais... nem sei descrever! Faltou-me o fôlego para o conseguir ler, mesmo sem a pontuação...
- Retrato de Dorian Grey de Oscar Wilde
- Cinco Moscas Azuis de Carmen Posadas
- Rosas de Atacama de Luís Sepúlveda (outro autor de quem já li praticamente tudo e adoro!)
- De amor e de sombra de Isabel Allende;
- O Livro das Emoções da Laura Esquível (aliás todos os que ela escreveu...)
- Chocolate e Cinco Quartos da Laranja de Joanne Harris (tenho todos os que ela escreveu)
- Em nome da Terra de Vergílio Ferreira (li muitos dele, mas este marcou-me de uma forma que ainda hoje não sei explicar)
- Em Nome da Rosa de Umberto Eco
- O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry - achei lindo mesmo, tão simples e bonito!
- O Alquimista de Paulo Coelho (li a versão ilustrada que ajudou ainda mais a gostar da história)
- A Cidade e as Serras de Eça de Queiroz (porque li a parte portuguesa em Paris e a parte francesa em Portugal)
- A Criança que não queria falar de Torey Hayden - uma história real um pouco ficcionada, mas que me cativou muito!
E a lista goes on and on...
Já li tanto livro e estão tantos por ler ainda... espero chegar à reforma com olhos em condições para poder ler tudo o que quero ler e que agora não tenho tempo...


9 - Indica 10 blogs para o meme literário 
Nesta parte não sou muito boa, confesso... por isso, deixo o desafio a quem passar por aqui e se sentir desafiado!

1 comentário:

Tanita disse...

Naná,
Obrigada por aceitares o desafio. Vejo que temos muitos gostos em comum. Também gosto de Hemingway. Lobo Antunes, Joanne Harris... ui se eu pudesse e tivesse tempo.
Bj**