19 de maio de 2011

Porque gosto tanto da minha terra!

Porque me posso dar ao luxo de decidir em cima do joelho ir almoçar a um restaurante típico, que existe numa ruela há mais de 30 anos, por sugestão e com a companhia de um colega de trabalho.
Quando lá chego, descubro que fica na mesma exacta ruela da padaria de bolos onde desde miúda a minha mãe me levava, fosse para comer um pastelinho de nata ou para encomendar o meu bolo de aniversário (escusado será dizer que regressei no tempo mais de 20 anos e aquele cheiro característico dos bolos voltou a povoar-me o espírito, abrindo-me o apetite! - como é que eu hei-de emagrecer assim?!)
Quando saio do restaurante, onde me regalei com umas pataniscas de bacalhau (mais uma vez: como é que eu hei-de emagrecer??!!), cai uma bela chuvada e enquanto nos abrigávamos numa rua do centro, comento com o meu colega: ouvi dizer que ali a Casa da Isabel é muito gira e tem muitas iguarias docinhas e boas!
E ele ao perceber que eu nunca tinha entrada numa das mais míticas casa e salões de chá da cidade que me viu nascer, diz-me: "vamos lá entrar!"
E pronto, foi assim que conheci um salão de chá pequenino, acolhedor, típico e cheiiiiiiioooooooooooo de bolos e bolinhos e doces regionais, daqueles que me fazem ficar derretida a olhar para a montra a tentar decidir qual irei escolher!
tirada daqui

E não podia deixar de escolher o docinho que acho que melhor caracteriza a minha região, e que estava de comer e chorar por mais: D. Rodrigo!!

Mas fiquei logo de olho num bolo de alfarroba, negro luzidio, como se quer!

6 comentários:

mfc disse...

Hummm... claro que alinho já num D. Rodrigo!
O bolinho de canela mais gostoso que há!

Ni! disse...

Sim, rapariga! Tu dás-lhe. E depois pões-te a perguntar como é que hás-de emagrecer. Isto vindo da passoa que me "ralhou" quando eu cedi à tentação de uma tosta "mística" :)))) Tá mali!

Naná disse...

Mfc, o que gosto mesmo no D. Rodrigo são os fios de ovos!
Ni, mas eu ralhei contigo porque tu assumiste que estavas a fazer uma dieta de "contenção", eu ainda só assumi que preciso emagrecer e que para tal tenho que entrar em dieta... (ai ai, Naná, shame on you... as desculpas esfarrapadas que arranjas...)

Xp disse...

Este fim de semana também quero ir a uma casa de chá com a Bb...
Vamos á Cinemateca Portuguesa e depois vamos lanchar... ó la ré :D
Bj meu...
Ps- o dito bolo de alfarroba...ficou no meu "pinsamento"...ou se ficou!!

Cacarol disse...

gulosa...Também adoro doces*

Tanita disse...

A gula, esse pecado tão delicioso :)
tenho uns amigos que moram aí e vou perguntar-lhe se conhecem ou então dou-lhes a dica, porque lá bom aspecto tem.
Bj** e bom fim-de-semana**