27 de maio de 2011

Casa de Gelados n.º 1

tirada da net


Ontem, depois de sair do trabalho, vinha a passar na zona ribeirinha da cidade que me viu nascer e crescer, quando decido parar o carro e ir comer um sorvete à Casa de Gelados n.º 1. 
Sentei-me num banco de jardim e enquanto me deliciava com aqueles sabores (pistachio e iogurte e chocolate e baunilha) contemplei o lago em frente, com o seu repuxo e o rio que borbulhava lentamente ao meu lado esquerdo, com os barquinhos a ondular...
E relembrei tanto de há tantos anos atrás...
Quando era uma menina de apenas 5 ou 6 anos, de vez em quando a minha mãe ia-me buscar à ama e levava-me aos "Baloiços", o parque infantil da minha eleição, bem no centro da cidade, que já não existe e do qual apenas me restam as memórias de momentos muito bem passados e um quadro pintado a guache que encontrei numa loja de souvenirs em Faro há uns 8 anos atrás (quando o vi, reconheci logo o parque dos baloiços e do escorrega grande). Quando lá íamos, eu fazia sempre o pedido do costume: "mãe, vamos comer um gelado ao Largo da Casa Inglesa!" e a minha mãe quase sempre acedia ao meu pedido!
Na altura, comíamos sempre um sorvete da Casa de Gelados n.º 1, que era praticamente a única que lá havia, só tendo tido concorrência de uma gelataria, teria eu uns 8 anos... Eu sabia que íamos lá comer o sorvete porque era onde ficava mais barato. Mal sabia eu que era também onde eram melhores, mais deliciosos!
A dúvida quando lá chegava era sempre a mesma: escolher entre os dois/quatro sabores disponíveis! Chocolate e baunilha ou Morango e Chantilly...
Já adolescente, passei lá com amigos, para ficar a saber com toda a satisfação que já podíamos combinar os dois sabores (ou quatro...) num só gelado. E há poucos anos atrás descubro, ainda com mais satisfação, que eles tinham "criado" mais um sabor: pistachio e iogurte! O meu sabor preferido de todos...
Por isso, ontem resolvi parar um pouco e pôr a azáfama diária da rotina quotidiana, e durante 10 minutos saborear um sorvete! Tirei aqueles 10 minutos só para mim, sem correrias, sem relógios a fazerem tique-taque!
E sem dúvida, a Casa de Gelados n.º 1 mantém-se a minha casa de sorvetes de eleição, porque os sabores continuam os mesmos desde que me conheço por gente!!

3 comentários:

Tanita disse...

Agora e com essa descrição ia já um :)
Bj** e bom fim-de-semana

SofiAlgarvia disse...

Vim cá só para te dizer que gostei de ter uma nova "seguidora", mas... fiquqi aqui "enrolada" neste teu post, que me diz tanto: sou de Portimão, cresci e vivi essa terra como poucos, adoro os gelados da casa de gelados nº1, já contagiei toda a família (alfacinha). E os "baloiços" que tu falas era o meu lugar de eleição, bem perto da minha casa, hoje quando passamos por lá, não vestígios do que aquilo era... nem consigo explicar aos miúdos, imagina!
Também te lembras da família cigana que ali se encontrava a vender toalhas e óculos de sol? :)
(Serás sempre benvinda no meu canto!)

Naná disse...

Se me lembro da cigana que vendia atoalhados e rendas e dizia aos estrangeiros "fiveander"... E sim, nos dias que correm, o Jardim da Alameda (nome pomposo que lhe deram agora...) é uma sombra do que aquilo era!...
Obrigada pela visita! As "portas do meu blog" estão sempre abertas!!