13 de abril de 2011

Sabedoria versus alfabetização

tirado da net


Há quem julgue que quanto maior o grau de alfabetização e escolaridade, maior o nível de sabedoria.
O que para mim, não podia estar mais errado!
Estou convicta que a escolarização é um meio para adquirir conhecimentos, competências, experiências e aptidões.
Mas estou ainda mais convicta que isso por si só não é o caminho mais directo e certeiro rumo à sabedoria. 
E porque tenho esta opinião?!
Porque conheci analfabetos muito mais dotados de sabedoria do que muitos licenciados. E conheci muitos licenciados, mestres e pessoas com elevado grau académico que davam erros a falar, a escrever e em certos momentos, eram capazes de proferir verdadeiras pérolas de burrice, roçando a barbaridade.
O meu avô era analfabeto, mas sabia fazer contas de cabeça aos 76 anos, como muitos de 30 nunca chegaram a saber fazer... sabia a tabuada na ponta da língua sem nunca ter lido uma cartilha! Consertava tachos e panelas, esculpia madeira e construiu a sua própria casa, em taipa, que hoje se ensina como "construção em adobe" em muitas escolas profissionais.
Percebia de investimento imobiliário, porque foi vendendo, trocando, comprando e permutando terrenos, desfazendo-se dos menos rentáveis e adquirindo outros que lhe trouxessem maior lucro. 
O meu pai, completou a 4.ª classe já quase com 40 anos a muito custo, tinha dificuldade em escrever correctamente e lia devagarinho, juntando as sílabas como fará hoje uma criança na 2.ª classe. Mas sabia fazer operações matemáticas com alguma complexidade, que talvez muitos alunos do 9.º ano não sejam capazes de fazer. E até tinha olho para o negócio!
Por oposição, nos meus tempos de estudante universitária, cruzei-me com alguns colegas que davam erros ortográficos crassos, pouco dignificantes de uma pessoa no ensino superior... se lhes perguntassem unidades de medida de secos, líquidos e afins ficariam a coçar a cabeça...
Por isso, a sabedoria não vem só do que se aprende nos livros, mas do que aprendemos ao longo da nossa vida, com as experiências que temos, do contacto com os outros. E para se ser sábio, nem sequer é preciso saber ler ou escrever... basta saber escutar e querer aprender!

Sem comentários: