3 de agosto de 2010

Recordar é viver

Costumo ouvir dizer que não devemos viver no passado, que o presente é que é para ser vivido, sempre com os olhos postos no futuro. Que não devemos olhar para o passado, porque isso é saudosismo e que assim não progredimos e por aí fora...
Mas eu vivo no presente, um dia de cada vez e sempre com esperança no que há-de vir!
No entanto, dou comigo muitas vezes a olhar para trás, para o meu passado, para tudo o que já lá vai e vivo também ao fazer isso!...
Olho para o meu passado sim, mas não de uma forma triste, nostálgica e muito menos saudosista... olho para o meu passado para ter a noção exacta de que sou feliz!
Porque quando olho para o meu passado vejo o caminho que percorri e apercebo-me de onde cheguei. Da jornada, algumas vezes muito tortuosa, com veredas e caminhos sinuosos, e do que aprendi ao longo dessa jornada.
Vejo a pessoa que fui e na qual me tornei. E acredito que me tornei uma pessoa melhor e às vezes acabo até por constatar que apesar de me sentir uma pessoa diferente da que fui, há tanto que nem por isso mudou. Ou seja, a essência permanece algo intocada.
Olho para o passado e vejo as minhas conquistas, o que alcancei e fico mais forte e mais satisfeita ainda por ter conseguido fazer bem mais do que às vezes quero acreditar que fiz!
Olho para o passado e vejo que cresci, de todas as maneiras!
Olho para o passado e concluo que venci, que ganhei tantas batalhas e lutas que eu pensava não ser capaz... Olho para o passado e encontro as pessoas que me amaram e ainda me amam e reencontro o que me ensinaram, o que me proporcionaram, o que contribuíram para a minha vida e para a pessoa que sou hoje!
Olho para o passado e vejo que se sobrevivi a tanta coisa, é porque fiz por isso!
E assim, olhando para o passado, aprecio melhor o meu presente e ganho mais esperança ainda no meu futuro!
Por isso, por vezes recordar é viver, sim!

Sem comentários: