Pessoas que decidiram fazer jogging pelas vias urbanas, seja nas bermas estreitas ou passeios mal amanhados, façam um favorzinho a vós mesmos:
Está tudo muito bem e muito certo que queiram manter um estilo de vida saudável, e que que queiram fazer exercício físico e mexer a bunda! Palmas para vós que sois mais fortes de espírito que eu...
Mas por favor, deixem-se de mariquices e parem de usar roupas cinzentas, seja num tom mais claro ou mais escuro! Às 18h30 é de noite e escuro como breu.
Se ides correr para bermas esconsas e passeios nem dignos desse nome, ao menos usem a cabecinha e pensem que talvez seja boa ideia usar nem que seja um mísero refletor.
Ou então, t-shirts ou sweater de cor branca! O branco é uma cor tão bonita e vê-se à distância! Bastante bem!
Já o cinzento, por mais trendy e féchion que seja, dá-vos a mesma visibilidade que a da cor-de-burro-quando-foge!!
E depois não venham cá com lamúrias que ah-e-tal-fui-atropelado-o-senhor-condutor-não-me-viu. É que o senhor condutor não faz milagres e se calha a distrair-se por uns segundos bem vos pode ir às perninhas, porque há carros com luzes de xénon e o diabo a sete que encandeiam e deixam os olhinhos de qualquer alminha em bico!
Pessoas que agora se acham empossadas de direitos rodoviários, porque circulam em duas rodas, façam um favorzinho a vós mesmos:
Gastem uns quantos aérios (uns 8/10€ devem chegar perfeitamente) e entrem num qualquer estabelecimento de peças, óleos e manutenção automóvel e comprem luzes para apetrechar a vossa pedaleira. Basta comprarem daqueles que piscam-piscam qual luzes de enfeites de árvores de Natal. É que parecendo que não, sem luzes não há olhinhos que vos vejam e os condutores ainda não têm poderes como visão raio-X.
E já agora, deixem-se de tretas e nada de roupas cinzentas ou pretas (que raio de mania?!), especialmente se vão dar pedal ao final do dia.
Por muitos direitos que tenham adquirido (e bem), também têm umas obrigaçõezitas, sim?!
E já agora expliquem-me lá que raio de velocistas sêdes vós, que acham bonito gastar uma pipa de massa numa bicicleta último grito da moda, mas depois nem se dignam gastar 15/20€ num capacete. Estraga-vos o penteado? Ou acham que se caírem pelas ruas asfaltadas ou de pedra de calçada da cidade, nada vos sucede à moleira!???
Eu até fico feliz pela onda de ciclistas urbanos que tem vindo a ganhar adeptos aos magotes nestes últimos tempos, dando espaço até a reportagens nos blocos noticiosos, mas não deixo de ficar estupefacta perante a postura incauta e de total desprezo pela vossa própria segurança... um capacete de ciclista até é bem levezinho e pode ajudar a proteger alguma coisa em caso de queda! Ou vós tendes assim tanta habilidade na pedalada, que achais que nunca podereis vir a beijar o chão?!
6 de novembro de 2014
4 de novembro de 2014
Instagramando por aí #4
Recorda-me os dias da minha infância em Aljezur.
Recorda-me da barbearia do Sr. Leote, o barbeiro onde o meu pai ia sempre cortar o cabelo.
Da cadeira de barbeiro verde, das navalhas de barbeiro e dos pincéis dispostos em cima do balcão. Da escova para sacudir os cabelos cortados.
Do som trac-trac da tesoura do Sr. Leote, que ia cortando cabelo com tal certeza na mão, que não era preciso ver o que estava a fazer e por isso ia dando dois dedos de conversa com quem estava sentado à espera de vez.
A barbearia do Sr. Leote também ficava numa casa térrea e tinha uma porta de madeira com postigo, como esta.
A barbearia do Sr. Leote fechou há muitos anos e nem sei se ele ainda será vivo... se fôr, deve ser da idade do barbeiro que mantém esta porta aberta, bem no centro da minha cidade.
A barbearia do Sr. Leote também ficava numa casa térrea e tinha uma porta de madeira com postigo, como esta.
A barbearia do Sr. Leote fechou há muitos anos e nem sei se ele ainda será vivo... se fôr, deve ser da idade do barbeiro que mantém esta porta aberta, bem no centro da minha cidade.
31 de outubro de 2014
Donkey business
Estás enorme, mas continuas a ser (e assim será até eu morrer bem velhinha e de cabelos brancos) o meu menino, o meu bebé, o meu "caluxo".
És meigo, inteligente, divertido, teimoso
És um tagarela, e tens cócegas. A televisão hipnotiza-te por completo
Adoras o teu irmão e ajudas-me quando ele choraminga e eu não o posso atender logo.
E eu vejo que andas carente. Que queres e precisas de um pouco mais da minha atenção. Porque és uma criança sensível, e com uma memória de elefante (isto herdaste do teu bisavô José!) e às vezes só te descoses passados uns dias... e eu caio em mim. E só me apetece espancar-me a mim mesma por não ter percebido no momento.
Eu sabia que teria dificuldade em abarcar o mundo,
Às vezes gostava de ter poderes mágicos e fazer o tempo esticar, mas outras só desejo que pudesses ter uma infância mais semelhante à minha, que foi muito mais slow-motion, muito mais liberta de stress e de correrias e de afazeres e azáfamas e tarefas e actividades.
Às vezes sonho que consigo dar-te um pouco da felicidade que eu vivi quando era pequena e sinto-me esperançosa de que os bons momentos que sempre tento proporcionar-te te ficarão gravados nesse disco rígido que é a tua moleirinha, e que um dia te ouça recordá-los com alegria.
26 de outubro de 2014
23 de outubro de 2014
Ricardices #2
O Ricardo parece cada vez mais estar a treinar a comunicação.
Se o Filipe é um tagarela de primeira, estou a ver que o Ricardo não lhe vai ficar atrás... estou bem tramada!
De há uns dias para cá, o Ricardo aprendeu a fazer sons como estalidos e brr's e dá gritinhos. Ontem deixei-o no berço uns minutos e aquilo ia para ali uma converseta...
Será que se o levar ao Zoomarine ele será capaz de se entender com os golfinhos?!
É que os gritinhos e estalidos dele parecem mesmo um golfinho, assim como este...
22 de outubro de 2014
Spammers do mundo, organizem-se!
Que me mandem toda a porcaria de e-mails sobre perda drástica de peso, tipo 38 kgs em 2 meses (drástico é um eufemismo, sem dieta ou exercício, só se cortam um bracinho ou uma perninha...) e outros sobre como ter unhas e cabelo radiantes, eu até consigo entender.
Afinal de contas, sou gaja e encaixo-me no público alvo da vossa publicidade manhosa.
Eu nem vou levar a mal que há uns tempos atrás me andassem a aliciar com comprimidos de toda a gama de barbituricos e afins... sou uma gaja, e como tal devo sofrer de ansiedade, estados depressivos e coisas parecidas. Não é bem o meu caso, porque quando me dá para a descida abrupta de auto-estima e subida alucinante de auto-comiseração, costumo auto-bofetear-me figurativamente e a coisa fica por ali mesmo.
E nem vou levar em consideração que pensem que sofro de calvície... apesar de o meu cabelo andar a abandonar-me o escalpe como quem foge a sete pés do perigo (a este ritmo assustador... ou isto pára, ou estamos mal...), ainda não estou nem perto de ter uma careca.
Agora desculpem lá se me aborrece receber 30 a 50 e-mails a tentar convencer-me a fazer o aumento do membro peniano que nunca tive! E não me interessa se a Nancy ou a Vanessa ficam loucas aos saltos com membros alargados em mais de 12 cm... ok?!
Façam lá o vosso trabalhinho de casa nem que seja um bocadinho. É que vós já sedes irritantes para xuxu, e obrigam-me a apagar 30 a 60 e-mails todos os dias, ao menos que sejam sobre assuntos que poderiam hipoteticamente vir a interessar-me. Mas duvido...
Afinal de contas, sou gaja e encaixo-me no público alvo da vossa publicidade manhosa.
Eu nem vou levar a mal que há uns tempos atrás me andassem a aliciar com comprimidos de toda a gama de barbituricos e afins... sou uma gaja, e como tal devo sofrer de ansiedade, estados depressivos e coisas parecidas. Não é bem o meu caso, porque quando me dá para a descida abrupta de auto-estima e subida alucinante de auto-comiseração, costumo auto-bofetear-me figurativamente e a coisa fica por ali mesmo.
E nem vou levar em consideração que pensem que sofro de calvície... apesar de o meu cabelo andar a abandonar-me o escalpe como quem foge a sete pés do perigo (a este ritmo assustador... ou isto pára, ou estamos mal...), ainda não estou nem perto de ter uma careca.
Agora desculpem lá se me aborrece receber 30 a 50 e-mails a tentar convencer-me a fazer o aumento do membro peniano que nunca tive! E não me interessa se a Nancy ou a Vanessa ficam loucas aos saltos com membros alargados em mais de 12 cm... ok?!
Façam lá o vosso trabalhinho de casa nem que seja um bocadinho. É que vós já sedes irritantes para xuxu, e obrigam-me a apagar 30 a 60 e-mails todos os dias, ao menos que sejam sobre assuntos que poderiam hipoteticamente vir a interessar-me. Mas duvido...
17 de outubro de 2014
150 dias
Passaram-se 150 dias...
Hoje regressei ao trabalho.
Foi doloroso!
Como havia sido quando regressei ao trabalho aos 5 meses do Filipe.
Foi mais um corte, uma certa forma de separação...
Agora que estava a apreciar cada dia mais e mais os teus gritinhos, os teus brrr's, e me derretia ver os teus sorrisos rasgados, tão sinceros!
Eu sei que estás bem.
Eu sei que a vida continua, que tudo se vai cambiando, mas estava a apreciar tanto a tua companhia, que não queria que este dia do regresso ao trabalho chegasse tão depressa.
As hormonas também não ajudam. São umas cabras maléficas, que se regozijam da minha renitência em separar-me de ti.
Tu que me idolatras, que me segues com o olhar para onde vou. Que olhas para mim como não olhas para o teu pai ou para o teu irmão.
Eu sei que estás bem.
Eu sei que vou ficar bem.
Mas por agora... custa!
Hoje regressei ao trabalho.
Foi doloroso!
Como havia sido quando regressei ao trabalho aos 5 meses do Filipe.
Foi mais um corte, uma certa forma de separação...
Agora que estava a apreciar cada dia mais e mais os teus gritinhos, os teus brrr's, e me derretia ver os teus sorrisos rasgados, tão sinceros!
Eu sei que estás bem.
Eu sei que a vida continua, que tudo se vai cambiando, mas estava a apreciar tanto a tua companhia, que não queria que este dia do regresso ao trabalho chegasse tão depressa.
As hormonas também não ajudam. São umas cabras maléficas, que se regozijam da minha renitência em separar-me de ti.
Tu que me idolatras, que me segues com o olhar para onde vou. Que olhas para mim como não olhas para o teu pai ou para o teu irmão.
Eu sei que estás bem.
Eu sei que vou ficar bem.
Mas por agora... custa!
13 de outubro de 2014
Parar o tempo #2
Está frio lá fora.
Ameaça chover.
Tu dormes pacificamente na cama grande do teu mano.
Eu sentada no cadeirão, tricoto um casaco para ti.
Amanhã será dia de festa...
Faltam 4 dias para regressar ao trabalho... E deixar de ver os teus sorrisos e as tuas bochechas rechonchudas a toda a hora...
Subscrever:
Mensagens (Atom)


